No Carnaval deste ano, tivemos o privilégio de conhecer uma das cidades mais visitadas pelos Brasileiros, Punta del Este, no Uurguai, que está entre os dez balneários de luxo mais famosos do mundo.
Playa Mansa |
Contou-se, na Revista de Viagem e Turismo, edição de dezembro de 2011, que o balneário tem um pouco de Trancoso, de Jurerê, de Ipanema, que são algumas das mais belas praias brasileiras. Motivo pelo qual, torna o ambiente bastante disputado.
Como chegar:
Punta del Este está localizada no departamento de Maldonado, a 134 km de Montevidéu. A estrada que liga Montevidéu a Punta del Este é muito boa, possuindo dois pedágios, no valor de 45$ pesos uruguaios, cada (em torno de R$ 4,50).
Optamos por ir até o Aeroporto Internacional de Carrasco, e de lá seguir de carro até o balneário. Em Punta del Este também possui aeroporto (Aeroporto de Laguna del Sauce), entretanto a passagem aérea era muito mais cara (quase o mesmo preço do trajeto Confins/Montevideo).
Caso você não alugue um carro, existem algumas empresas de ônibus que fazem o trajeto, para maiores informações acesse aqui.
Melhor época para visitar Punta del Este:
Por tratar-se de um Balneário, a melhor época para visitá-la é no verão, sendo que a alta temporada é de dezembro a março, com o ápice em Janeiro, quando a maioria dos brasileiros foge para a cidade.
Visto:
Não é necessário para os Brasileiros, devido ao Tratado Mercosul. Logo, basta que você apresente sua cédula de identidade, com foto recente.
Idioma:
O idioma oficial é o espanhol. Entretanto, é muito comum ouvir Brasileiros no local, o que deixou tudo bastante familiar.
Moeda:
Pesos Uruguaios. Para se ter ideia do valor em real, é só tirar um zero do número. Por exemplo: 450$ (pesos uruguaios) é em torno de R$ 45,00.
Hospedagem:
Ficamos hospedados no Hotel Alhambra, muito bem localizado: em plena Península (onde tudo acontece por lá), a uma quadra da Avenida Gorlero (a mais movimentada da região).
![]() |
Imagens do site do Hotel. |
O custo benefício era bastante vantajoso, já que 04 diárias ficaram em torno de 790doláres (lembrando que era alta temporada), com café-manhã, lembrando que o Hotel possui estacionamento gratuito para hóspedes.
Como é no local mais movimentado de Punta (Península), é muito raro encontrar uma vaga pelas ruas. Então, antes de reservar seu hotel (caso vá alugar carro), procure saber se o mesmo possui estacionamento.
Os funcionários são muito atenciosos, o Hotel é bastante limpo, tem internet gratuito no lobby, e o café da manhã é muito bom.
O Hotel está localizado na Calle 28 (Los Meros), entre avenida Gorlero e Calle 24 (El Mesana).
Aluguel de Carro:
Aconselhamos a alugar um veículo para conhecer e andar por Punta, o que torna bem mais prático e confortável sua estadia no local.
Reservamos com bastante antecedência um veículo da operadora Hertz, sendo que o contrato previa pegarmos o veículo no Aeroporto Carrasco e devolvermos lá, com seguro e quilometragem livre, que ficou em torno de 550 dólares.
Relato: não entendemos a Hertz de Montevideo/Punta del Este. Já alugamos os carros da operadora por duas vezes, em Miami e em Orlando, e os carros eram espetaculares, com quilometragem abaixo de 5mil km, e muito conservados (praticamente novos), vejam as fotos abaixo:
Em Montevidéu, optamos por um carro básico, com ar condicionado. O veículo era um Gol, bem novo, entretanto, depois de realizada a vistoria do mesmo, juntamente com uma funcionária da empresa, quando deixávamos o Aeroporto Carrasco, fomos informados por outro turista que o nosso pneu estava furado. Bom… conferimos toda a lataria do veículo, e nem nós, nem a funcionária, percebemos que o pneu estava furado. Eles nos repassaram outro veículo, um Pálio, no qual também realizamos a vistoria, constatando algumas avarias em sua lataria, e os pneus não estavam furados.
Logo, no caminho para Punta del Este, que já era noite, constatamos que o veículo estava com a luz de freio e setas queimadas (situação gravíssima!). Sem contar que o veículo tinha mais de 100mil km, e o seu motor já estava “rateando”. Ahhh! E o sinal de freio de mão puxado, que nos acompanhou por grande parte do trajeto?
No outro dia, bem cedo, fomos a agência da Hertz, em Punta, reclamar do ocorrido e solicitar a troca por outro veículo. E para nossa surpresa, não tinha mais nenhum veículo disponível (por ser alta temporada), e depois de perdermos a nossa manhã tentando resolver a situação, o funcionário nos sugeriu ficar o veiculo que ele estava utilizando, um Palio similar, mas com luz de freio e seta funcionando, e sem aquele barulho insuportável do freio de mão (que não estava puxado).
Vejam as fotos primeiro veículo:
Então, com base na nossa vivência, fica a dica: confira todo o veículo quando for realizar a vistoria, tanto a pintura e amassados, quanto estado dos pneus, setas, luz de freio, quilometragem… Vai te evitar muitos problemas e transtornos durante sua viagem!
No próximo post, vamos falar dos pontos turísticos de Punta del Este!
Aguardem!!!!!!!
Oi amiiiiigaaaaaaa….estou de volta!!!! menina, que confusão essa do carro, ne??? coisa chata…mas adorei o seu post sobre Punta…adorei! com certeza é um destino que logo vou conhecer…beijos, beijos…
Oi, Fabi,
Punta del Este virou point de veraneio e badalação na América do Sul faz tempo, né? rsrs. Mas se a estão considerando uma mistura de Trancoso, Jurerê, e Ipanema está mais do que explicado, o motivo disso, rsrs.
Quanto ao transtorno com o carro, é uma pena que certas pessoas não entendam que a satisfação do cliente é o melhor investimento que pode ser feito por uma empresa.
Beijoca!
Putz, o início da viagem começou tenso… Mas, com certeza, melhorou demais!
Ei amore!!!
Não sumi não, tá? É a mesma desculpa de sempre: falta de tempo pro blog!
Adorei as dicas!
Beijo,
Marcela.
quero viajar!!!
bj
Oi Fabi,
ADOREI a dica!!! Assim tudo fica tão fácil!!! Estou anotando muitas dicas suas… Obrigada, amiga!!!
Grande beijo e uma ótima semana, Irene