Lançamento Suider Terras Sauvignon Blanc 2015, da Bloemendal

Faltando menos de uma semana para nossa viagem à África do Sul, recebemos um convite muito especial para o lançamento do Suider Terras Sauvingnon Blanc 2015, da Bloemendal. Para quem ainda não sabe, a África do Sul possui inúmeras vinícolas que produz vinhos de excelente qualidade (já somos apreciadores do vinho sul-africano muito antes de planejar visitar o país), e muitos deles são vinhos premiados com um, dois, três…. ou vários selos.

Ir em Cape Town e não fazer pelo menos um passeio a alguma vinícola, ou pelo menos uma degustação de vinhos, é quase impossível!

Mas então com todo este cenário, aceitamos o convite e fomos ao lançamento do Suider Terras Sauvingnon Blanc 2015, que aconteceu na Bloemendal Wine Estate, localizada a aproximadamente 26 km do Centro de Cape Town:

Localização da Bloemendal Wine Estate:

Sobre a Bloemendal:

A Bloemendal Wine Estate, uma fazenda de 239 hectares, foi estabelecida em 1702, com o objetivo de oferecer produtos frescos para a Cidade do Cabo (Cape Town) e dos Navios da Companhia Holandesa do Norte da Índia. Entretanto, a primeira adega foi construída em 1920 por Jannie van der Westhuizen, e então, em 1987, Bloemendal foi registrada como propriedade.

O principal foco de Bloemendal é na plantação de Sauvignon Blanc, sendo que seu carro forte é o Suider Terras Sauvignon Blanc, que teve seu primeiro engarrafamento em 1987.

Outro diferencial da Bloemendal também é fato de que eles trabalham com apenas 10% de uvas produzidas na fazenda, o que faz com que um alto padrão de qualidade seja mantido em seus vinhos.

No começo do lançamento, degustamos Suider Terras Sauvignon Blanc 2013, de outras safras 2013 e 2014, soubemos um pouco da empresa, conhecemos o local de armazenamento de vinhos.

Bloemendal Suider Terras Sauvigon Blanc de outras safras (2013)

De lá, seguimos para conhecer a fazenda Bloemendal Wine Estate de uma maneira super diferente e divertida: tratores puxavam carrinhos com grandes “puffs” em seu interior, e assim fomos conhecendo as vinhas, a propriedade, admirando a vista, até chegar no local onde seria o lançamento do Suider Terras Sauvignon Blanc 2015.

Indo conhecer a Bloemendal Wine Estate antes do lançamento do Suider Terras Sauvignon Blanc 2015

Bloemendal Wine Estate possui uma vista espetacular para a Table Mountain, de onde ainda se observa inclusive a Robben Island, um cenário perfeito para o lançamento do Suider Terras Sauvignon Blanc 2015.

Um cenário perfeito para o lançamento do Suider Terras Sauvignon Blanc 2015

E depois que subimos bastante da montanha, onde está localizada parte da propriedade da vinícola, chegamos no local onde seria o lançamento do Suider Terras Sauvignon Blanc 2015Renosterfeld Deck. 

Ficamos realmente muito surpresos com o local escolhido para o lançamento do carro forte da Bloemendal, porque depois que vimos a belíssima propriedade, não imaginamos que haveria um lugar mais bonito para aquele momento. E não é que eles nos surpreenderam ainda mais!

Fim da tarde na Bloemendal Wine Estate, vista para a Table Moutain

No Deck, uma vista incrível, com poucos convidados, começamos o momento mais esperado: o lançamento do Suider Terras Sauvignon Blanc 2015:

Francois Haasbroek, canto direito da foto, é consultor da Blackwater Wines na Bloemendal

As uvas utilizadas para o Suider Terras Sauvignon Blanc 2015 foram plantadas em 1982, em uma área de 3,5 hectares, que renderam 943 Kgs, totalizando 2658 garrafas.

Para o aroma, observamos o cheiro de maçã-verde, e para o paladar um gosto frutado, refrescante, deixando ao final um gosto picante. Um vinho especial!

Junto com o Suider Terras Sauvignon Blanc 2015, várias delícias super refrescantes, como o próprio vinho! Infelizmente, não conseguimos degustar todos os pratos que foram servidos, que foram muitos! Mas todos os que degustamos estavam deliciosos, e foram preparados no momento da degustação, pelos Chefs presentes no evento.

Entre os petiscos servidos, destaque para este atum servido com pera e uma espécie de “pele” crocante, como se fosse o nosso torresmo. Combinou super bem com o Suider Terras Sauvignon Blanc 2015.

Delícia de petiscos servidos no lançamento do Suider Terras do Sauvignon Blanc 2015

Vale lembrar uma vez mais que tínhamos uma vista espetacular para a Table Mountain:

Lançamento Suider Terras Sauvignon Blanc 2015

A sobremesa, deliciosa, combinou perfeitamente com o vinho, personagem principal do dia! Era uma espécie de mousse de maracujá com um creme e framboesas frescas. Difícil comer apenas uma vez!

Blog Viagens e Vivências no Evento de Lançamento do Suider Terras Sauvignon Blanc 2015

E por fim, tivemos a honra de soltar um tiro de canhão durante o lançamento do Suider Terras Sauvignon Blanc 2015, que é uma tradição na África do Sul, e acontece em momentos especiais. E eu me candidatei para ascender o fogo!

———————————————————-

Bloemendal Wine Estate

Bloemendal Farm, M13, Durbanville, Cape Town, 7550, África do Sul

Tasting Room: veja AQUI (segunda-feira a sábado, de 10h às 17h)

 

Roteiro de Viagem em Portugal (Vale do Douro e Porto)

Uma deliciosa sugestão de roteiro de viagem em Portugal!

Como vocês devem ter acompanhado nos últimos meses, participamos da press trip #Douro15 em Portugal, que passou pela cidade de Porto e pelo Vale do Douro, a única região autorizada a produzir o Vinho do Porto. Estivemos à convite do Instituto de Vinhos do Douro e Porto – IVPD, órgão que regulamenta a produção, qualidade e quantidade de Vinhos do Porto e Douro, em conjunto com o organizador Ryan, da Catavino, especializado em Food and Wine Tours em Portugal e na Espanha.

Dia 1 – Porto

Chegamos em Porto, e fomos diretamente para o Hotel HF Ipanema Porto, onde ficamos hospedados por uma noite. Apesar do hotel não ser no Centro Histórico de Porto, em uma curta caminhada chegamos até a Torre dos Clérigos, um dos pontos turísticos mais visitados na cidade. Os quartos são bem confortáveis e o café da manhã foi farto e delicioso! Diárias a partir de 83 Euros.

22399233
Foto Divulgação do Hotel
33451567
Foto Divulgação do Hotel

À noite, nos encontramos com todos os integrantes da press trip, Tom Firth, Marie Asselin e Bill Ward, além do Paulo Russel-Pinto, do IVDP, e o Ryan, da Catavinoe seguimos para o jantar de boas-vindas no restaurante O Paparico, de excelente comida portuguesa! Os vinhos harmonizados foram escolhidos e oferecidos pelo próprio IVDP.

DCIM108GOPROGOPR8907.

IMG_4893

Veja a matéria completa sobre O Paparico AQUI.

Dia 2 – Vale do Douro

No dia seguinte, seguimos para a região do Vale do Douro, onde iniciamos um mergulho na gastronomia portuguesa, seus vinhos e sua cultura. E começamos pela Quinta do Pessegueiro, nosso primeiro contato com a região Demarcada do Douro, primeira vinícola visitada na viagem, e onde teríamos nosso almoço com vista para a paisagem dramática do Vale do Rio Douro.

IMG_4398

Veja a matéria completa sobre a Quinta do Pessegueiro e nosso almoço AQUI.

A tarde, seguimos nossa viagem pelo #Douro15, onde tivemos uma das experiências mais incríveis da viagem: a pisa de uvas em uma pequena vinícola familiar, a Quinta das Aranhas.

IMG_5017

Veja nossa matéria completa sobre esta experiência AQUI.

E para finalizar nosso segundo dia de viagem e o primeiro na região do Vale do Douro, conhecemos a Quevedo Port Wine, depois seguimos para a casa de hóspedes da família, onde tivemos um delicioso jantar e pernoitamos.

IMG_4447

Quevedo 2

Veja nossa matéria completa sobre a Quevedo Port Wine e jantar harmonizado com os vinhos da casa AQUI.

Dia 3 – Vale do Douro

No outro dia bem cedo, acordamos, tomamos café-da-manhã, e seguimos para conhecer a Wine & Soul, uma vinícola do casal Sandra e Jorge. Depois de degustar alguns vinhos, inclusive um vinho recém produzido, conhecemos algumas vinhas da empresa, e finalizamos na Quinta da Manoella, onde tivemos um delicioso jantar sob parreiras com vista para o Vale do Douro.

IMG_4491

IMG_4518

Veja nosso matéria completa sobre a Wine & Soul AQUI.

Depois do nosso almoço na Quinta da Manoella, fomos degustar alguns vinhos da grandiosa Quinta do Noval. E no final do tour, já no final da tarde, também, desfrutamos dessa belíssima paisagem do Vale do Douro.

IMG_4568

IMG_4605

Veja a matéria completa sobre a Quinta do Noval AQUI.

E para finalizar o dia, seguimos para mais uma vinícola, a Quinta Bom Retiro da Ramos Pinto, onde teríamos mais provas de vinho, um jantar delicioso, e pernoitaríamos na casa de hóspedes da Quinta.

IMG_4619

IMG_4638

IMG_4652

Veja a matéria completa sobre a Quinta Bom Retiro da Ramos Pinto AQUI.

Dia 4 – Vale do Douro

No outro dia bem cedo, seguimos viagem para conhecer uma outra parte do Vale do Douro. Mas antes, fizemos um passeio de barco pelo Rio Douro, que nos rendeu belíssimas fotos da região, além de um momento de calmaria em meio a dias tão corridos da nossa press trip em Portugal.

IMG_4732

E depois, seguimos para Pocinhos nos comboios de Portugal. Belíssimas paisagens e a possibilidade de ver a extensão da região produtora de excelentes vinhos e do mundialmente conhecido Vinho do Porto…

IMG_4802

Veja a matéria completa do nosso passeio de barco e de trem AQUI.

Mas na verdade, utilizamos o trem para chegar até a Quinta do Carrenho, da Dona Berta. Uma vinícola familiar, onde fomos recebidos pela mãe e filha, e depois tivemos um delicioso almoço muito farto, regado a vinhos da casa!

IMG_4835

IMG_4844

Veja nossa matéria completa sobre a Dona Berta AQUI.

Finalizando nossa passagem pela região do Vale do Douro, saímos da Dona Berta com destino ao Six Senses Douro Valley, onde pernoitaríamos e teríamos um grandioso jantar, regado aos vinhos da Quinta Vale D. Maria.

IMG_5402

IMG_5369

Veja a matéria completa sobre o Six Senses Douro Valley e Quinta Vale D. Maria AQUI.

A Anna Cláudia, do blog Mala de Viagem, fez um post muito bacana com sugestão de roteiros e dicas no Vale do Douro. Acesse clicando AQUI.

Dia 5 – Porto

Dia de voltar ao Porto. Acordamos bem cedo, tomamos café-da-manhã no Six Senses Douro Valley, e seguimos viagem na van fretada pelo IVDP (a mesma que fizemos todo o trajeto entre o Porto e Vale do Douro).

Chegamos em Porto, e fomos direto realizar o Taste Porto Food Tour, um tour literalmente delicioso pela cidade, onde degustamos várias comidinhas (um verdadeiro achado!!!).

IMG_5022

Veja mais sobre esta delícia de Tour AQUI.

E para nossa surpresa, depois do Tour, seguimos para um almoço em um dos melhores restaurantes de peixes e frutos do Mar de Matosinhos, cidade vizinha ao Porto, o conhecido O Gaveto, regado a outros deliciosos vinhos da Vértice e Dalva/Ventozelo.

IMG_5073

IMG_5062

Veja a matéria completa sobre nosso almoço no O Gaveto, AQUI.

Bem, press trip é corrida assim mesmo! Muitas atividades para cumprir tudo o que fora programado… então, continuamos nossa viagem para realizar mais degustações. Desta vez, nas Caves do outro lado do Rio Douro, em Vila Nova de Gaia. Começamos pela Calém.

IMG_5125

IMG_5155

Veja 4 lugares para degustar Vinho do Porto em Vila Nova de Gaia e no Porto, AQUI.

Mas a gente descansa também! Depois da visita à Cave Calém, seguimos para o Apartamento Duplex que o IVDP alugou para ficarmos nossos últimos dias da viagem, junto com os outros integrantes da press trip.

IMG_5108

O apartamento tem quatro suítes, cozinha, sala e está localizado a pouquíssimos minutos da Ribeira. Todo novinho e equipado! 🙂

IMG_5280

Para ver o apartamento que ficamos, veja AQUI. E para alugar outros, veja no site da Feel Porto.

E então, nos preparamos para conhecer a House of Sandeman, onde seria nosso jantar com o próprio Mr. George Sandeman.

IMG_5247

IMG_5265

Veja o post completo sobre nosso jantar na House of Sandeman, AQUI.

Dia 6 – Porto

E nosso último dia da press trip #Douro15 foi cheio de atividades, mas já estávamos em um ritmo de saudade de Portugal. Começamos o dia com uma visita ao IVDP – Instituto de Vinhos do Douro e Porto, órgão responsável pela fiscalização e controle da produção, quantidade e qualidade dos Vinhos do Porto e Douro.

IMG_5605

De lá, seguimos para conhecer a Graham’s, localizada em Vila Nova de Gaia, e contamos tudo AQUI.

IMG_5625

IMG_5627

E de lá, seguimos para um convite super especial para conhecermos a Feitoria Inglesa, seguido de um delicioso almoço! Saiba o motivo pelo qual este convite foi tão especial, AQUI.

IMG_5672

Encerrando nossa viagem ao #Douro15, tivemos um jantar no exclusivo Feeling Grape, contamos tudo AQUI.

IMG_5302

E assim finalizou nossa press trip pelo #Douro15! Foi uma viagem grandiosa e inesquecível! A todo instante questionávamos o porquê de ainda não conhecer Portugal. Os portugueses são super carismáticos e carinhosos com os brasileiros. A comida é deslumbrante e os vinhos de uma qualidade que vocês não imaginam! E não é só de Vinho do Porto que vive Portugal. Descobrimos vinhos incríveis, para todos os tipos de bolsos, gostos e ocasiões.

Gostaríamos de agradecer, uma vez mais, ao IVDP pelo carinhoso convite para participarmos desta press trip, ao Paulo Russel-Pinto, Sr. Manuel M. Cabral, presidente do IVDP e demais equipe, ao Ryan da Catavino, que nos assistiu em todos os momentos da viagem, desde o pré ao pós viagem. Nosso carinho e agradecimento aos novos amigos Marie, Tom e Bill, também participantes da press trip. E, especialmente, a cada um dos estabelecimentos que nos recebeu durante esta viagem.

Foi inesquecível!!!!!

Mesmo que tenhamos marcado os links no texto acima, seguem todas as matérias que confeccionamos sobre #Douro15:

Veja o post da amiga Anna Cláudia do Blog Mala de Viagem sobre o roteiro em Porto clicando aqui.

E você? Tem alguma dica especial para compartilhar da sua viagem ao Porto e Vale do Douro? Deixe nos comentários abaixo e ajude outros viajantes a programar sua viagem!

Visita guiada ao IVDP – Instituto de Vinhos do Douro e Porto

Um dos passeios imperdíveis, em Porto, é no IVDP – Instituto de Vinhos do Douro e Porto. E ainda, sugerimos mais… melhor fazer este passeio antes de visitar uma Cave, fazer degustações e provas de vinhos, ou até mesmo conhecer as vinícolas e a região do Douro. Mas por quê? O IVDP é o órgão responsável pelo controle de qualidade e quantidade dos Vinhos do Porto, regulamentando o processo produtivo, bem como a proteção e defesa das denominações de Origem do Douro e Porto, além da indicação geográfica Duriense.

Para conhecer melhor a história do IVDP, acesse AQUI.

Nossa press trip pelo #Douro15 foi à convite do IVDP, e teve como objetivo a divulgação da região do Douro, de algumas de suas vinícolas, dos vinhos, da gastronomia e da cultura. E por este motivo, tivemos o privilégio de conhecer o elegante prédio onde o Instituto está instalado, além de ver de perto como é o processo de certificação dos vinhos do Douro e Porto.

Mas este privilégio não é apenas para blogueiro e impressa! O IVDP abre suas portas para visitação, de segunda à sexta-feira, das 11h às 19h, e você pode:

  • Realizar visitas guiadas aos Laboratórios e Câmara de Provadores;
  • Assistir vídeos acerca da região produtora e do processo produtivo dos seus vinhos;
  • Consultar publicações da biblioteca do IVDP;
  • Realizar Provas de Vinhos do Porto;
  • E por fim, comprar vinhos do Douro e do Porto, além de outros produtos ligados ao Vinho e à região Demarcada do Douro.

Veja sobre onde realizar degustar Vinhos do Porto em Vila Nova de Gaia e em Porto.

Localização do IVDP – Instituto de Vinhos do Douro e Porto:

O Instituto está localizado na Rua Ferreira Borges, 27, Porto, Portugal (bem próximo da Ribeira).

Logo que você ingressa no prédio, vê-se um exemplar do “Marco Pombalino“, de 1758. “Foi com estes marcos, talhados em granito que, pela primeira vez, se levou a cabo a delimitação de Região Demarcada do Douro, onde se produz o Vinho do Porto”.

IMG_5558

Obs: as fotos foram tiradas com celular, uma vez que iríamos para o almoço na Feitoria Inglesa logo depois da visita, e, por ser muito formal o almoço, não sabíamos se as câmeras seriam bem-vindas. 🙂

IMG_5557
Paulo Russel-Pinto descendo as belíssimas escadarias do IVDP para nos apresentar a casa.

Subindo as escadas, pare para admirar a belíssima claribóia do prédio! É muito comum este tipo de janela de vidro no teto dos prédios do Porto.

IMG_5547

Passamos para conhecer a biblioteca, com vários exemplares de livros bem antigos. Além dos livros, claro, destaque para o belíssimo salão!

IMG_5554

IMG_5553

De lá, partimos para conhecer um pouco do processo de certificação dos vinhos do Porto e Douro.

O Laboratório, criado em 1933, com o objetivo de aperfeiçoar os estudos sobre a fabricação vinhos. E em 1994, foi o primeiro laboratório em Portugal creditado por normas daquele País, para análise de vinhos e aguardentes.

IMG_5561

Por ano, são realizadas mais de cinco mil provas e análises de vinhos! Um número alto, mas que eles conseguem manter um prazo pequeno de retorno aos produtores. Ou seja, são rápidos!

IMG_5565

IMG_5571

E no espaço abaixo, candidato-me facilmente para um cargo de trainee!

IMG_5573

Na câmara dos provadores, todos os vinhos são julgados em prova cega, por um grupo de 7 provadores, e no máximo 20 por dia!

IMG_5577

Ao final do tour, você pode participar de uma prova de vinhos, comprar os que estão à venda!

IMG_5580

Ao lado da loja, tem um pequeno museu do IVDP, mas com tanta informação, que se a gente tivesse mais tempo teríamos ficado por muito mais tempo! São informações grandiosas para os apreciadores de Vinho! Vejam que interessante uma delas:

IMG_5598

 

Se quiser agendar uma visita ao IVDP – Instituto de Vinhos do Douro e Porto, mande um e-mail para [email protected], ou ligue para +351 22 2071669. Vale muito a pena!!!!!!

———————————————————————————-

Instituto de Vinhos do Douro e Porto

Loja de Vinhos do Douro e do Porto
Rua Ferreira Borges, 27
4050-253 – Porto – Portugal
Tel: +351 22 2071669
Email: [email protected]

Facebook do IVDP 

Veja outros posts sobre nossa press trip pelo #Douro15 abaixo:

 

Translate »