A experiência de assistir a um jogo do Ajax na “Amsterdam Arena”

Além de viajantes inveterados, também somos aficcionados por esportes, especialmente o futebol, e sempre que viajamos, fazemos o possível para assistir ao vivo e “in loco” partidas dos principais clubes/times das cidades visitadas, seja no basquete, futebol, futebol americano, beisebol, etc

Já tivemos o privilégio de assistir um jogo da Copa Libertadores da América em pleno Estádio Centenário de Montevidéo, de visitar os famosos “Camp Nou“, em Barcelona, “Santiago Bernabeu” em Madrid, de gritar “É Tetra” no interior do Estádio Rose Bowl, em Pasadena/Califórnia, mesmo estádio onde a seleção brasileira de futebol sagrou-se campeã do Mundo em 1994, de assistir jogos de basquete em Chicago, NYC e Atlanta ou ainda de beisebol em Miami, dentre outras experiências que ficaram marcadas para sempre na nossa memória.

E não foi diferente em Amsterdam!!

Após fecharmos o roteiro de nossa “road trip“, onde ficamos 4 dias na capital da Holanda, pesquisamos com antecedência tanto os eventos esportivos quanto os eventos culturais previstos para a cidade no período de nossa estadia, e eis que tivemos sorte: jogo do Ajax, maior clube de futebol da Holanda e um dos maiores da Europa, contra o quase desconhecido Den Haag, uma ótima oportunidade para conhecer a famosa Amsterdam Arena.

A compra dos ingressos foi muito fácil e de uma praticidade ímpar. Recomendamos o site “ticketbis“. Basta pesquisar, preencher os campos solicitados e imprimir os ingressos.

A partida estava marcada para às 11h de um domingo ensolarado, horário muito comum para jogos de futebol nessa época do ano na Holanda. Ao contrário da maior parte das grandes metrópoles do Brasil, é muito fácil e cômodo chegar ao Estádio utilizando o transporte público, principalmente o metrô.

Nossa sugestão: a partir da “Dam Square“, um dos principais pontos turísticos de Amsterdam, caminhe cerca de 700 metros até a estação de metrô “Amsterdam, Nieuwmarkt“.  De lá, é muito fácil chegar: linha 54 (amarela) até a estação “Amsterdam, Strandvliet” (8 paradas). Distância da estação do metrô até o Estádio: 550 metros. Tempo total do centro de Amsterdam até a “Amsterdam Arena”: menos de 30 minutos.

Ajax00
Hora do embarque!

O metrô de Amsterdam é bem semelhante ao da maioria das grandes cidades europeias: rápido, limpo, com preço justo e essencial para uma boa qualidade de vida. É fácil constatar inclusive que a grande maioria dos torcedores utiliza o metrô para deslocamento ao estádio. Longos congestionamentos? Aqui não, amigo!!

No interior do metrô, deparamos com inúmeros torcedores do Ajax travestidos com a famosa camisa vermelha e branca, e o mais bacana: dois torcedores do São Paulo e um do Atlético Paranaense.

Ajax00.1
Chegamos!!

A primeira impressão ao chegarmos na área externa da Amsterdam Arena foi excelente: um “calçadão” no entorno do Estádio, que evita a disputa desigual entre veículos e torcedores por espaço, cinema com sala IMAX e diversos bares para a famosa resenha pré-jogo, onde destacamos a enorme cervejaria da Heineken, como não poderia deixar de ser.

Ajax00.2
Futebol e Cinema

O clima era de muita paz e tranquilidade, com torcedores aproveitando a manhã ensolarada de domingo para encontrar os amigos, reunir a família ou simplesmente degustar aquela breja gelada.

Ajax00.3
Futebol e breja gelada!! Perfeito!

Outras impressões: o efetivo policial lançado no evento é pequeno, devido a baixa criminalidade da cidade, o estádio é bem sinalizado e os portões bem distribuídos, evitando dessa maneira filas na entrada. Os funcionários são muito educados e atenciosos. Outro detalhe que vale o registro: não fomos autorizados a adentrar ao estádio com o “braço extensor” de nossa câmera GoPro, e o funcionário, com toda calma do mundo, nos forneceu a alternativa de deixá-la num armário trancado, com número de protocolo e tudo. Outro nível!!

Ajax00.4
Domingão ensolarado!!

Algumas informações e curiosidades sobre a Amsterdam Arena:

  • Além de “casa” do AFC Ajax, é a casa também do time de futebol americano da NFL Europa “Amsterdam Admirals.
  • Foi projetado para ser o Estádio Olímpico das Olimpíadas de 1992 (perdeu para a cidade de Barcelona)
  • Foi inaugurado em 1996 num jogo entre Ajax x Milan e tem capacidade para 51.628 torcedores.
  •  Foi um dos primeiros a contar com um teto retrátil e grama natural.
  • Recebeu vários shows internacionais: Tina Turner (1º Show do estádio), Rolling Stones, U2, Michael Jackson, Eminem, Celine Dion e Madonna.
  • Recebeu também a final da Liga dos Campeões da UEFA de 1998 – Real Madrid 1×0 Juventus
  • Após a morte do ex-jogador e técnico Rinus Michels (vice-campeão da Copa de 74), muitos torcedores querem a mudança do nome do estádio e levam em todos os jogos uma grande faixa escrita: Rinus Michelsstadion. 
Ajax02
Hora da resenha pré-jogo!

Chegamos cerca de 1 hora e meia antes do início da partida, e aproveitamos para explorar o entorno do estádio, e é claro, degustar uma Heineken.

Ajax03
Expectativa de um grande jogo!

No vídeo abaixo, um pouco do ambiente pré-jogo do lado externo do Estádio.

Ajax04
Torcida animada

“Food Trucks” e barracas onde é possível comprar bandeiras e outros apetrechos do Ajax e de outros time e países também são muito comuns nas imediações da Amsterdam Arena.

Ajax05
Food Trucks

Cerca de 40 minutos antes da partida, hora de adentrar o Estádio:

Ajax01

Ajax02
Amsterdam Arena

Como dito anteriormente, o Estádio é muito bem sinalizado, com entradas bem distribuídas e pulverizadas, facilitando a chegada dos torcedores e evitando as horrorosas filas tão comuns em alguns Estádios, inclusive no nosso Mineirão em Belo Horizonte.

Ajax03
Chegando…

Na Amsterdam Arena temos até escada rolante…

Ajax04
Conforto e rapidez
Ajax05
Vista do entorno do Estádio

No interior do Estádio, constatamos seu padrão de primeiro mundo: cadeiras confortáveis e limpas, boa visão em todos os setores, respeito à numeração das cadeiras adquiridas durante a compra, o que não acontece no Brasil, e, ainda, internet de altíssima velocidade gratuita!!

Ajax06
Interior do Estádio

Antes do início da partida, momento “Fair Play”, com uma foto com nosso vizinho Holandês.

Ajax08
“Fair Play”

Estávamos diante de uma partida envolvendo o maior clube da Holanda contra um time considerado “pequeno”. No vídeo abaixo, um pouco do ambiente durante o início da partida, onde a torcida se comporta como se estivesse num “espetáculo” de teatro, tamanha a tranquilidade.

É fácil constatar as diferenças entre a postura do torcedor brasileiro e holandês: raros torcedores holandeses assistem à partida em pé, a vibração é restrita aos lances de perigo e excluída a torcida organizada, não ocorrem os famosos cânticos, hinos e músicas adaptadas, muito comum no Brasil.

Abaixo um dos raros momentos de manifestação da torcida do Ajax, logo após um dos gols.

 

Ajax09
Jogo fácil e goleada

Jogo fácil com a previsível goleada do Ajax: 4 x 0, fora o baile!!

Para a saída do Estádio, as mesmas facilidades: policiamento bem posicionado e diversas opções, evitando a famosa “muvuca” pós-jogo.

Ajax10
Policiamento bem posicionado
Ajax11
Hora de ir para casa
Ajax12
A “Cavalaria” sempre presente!

Como última atividade “futebolística” do dia, visita à excelente loja do Ajax, que fica no próprio Estádio, oportunidade para apreciar e adquirir uma infinidade de produtos da famosa marca imortalizada por Rinus Michels e Johan Cruijff a preços nas alturas devido a valorização do Euro.

Caso não seja possível assistir a uma partida na Amsterdam Arena, o Estádio possui visitas guiadas. Para saber mais, clique aqui.

Para conhecer o calendário de eventos, clique aqui.

Para o site oficial da Amsterdam Arena, clique aqui.

Até a próxima!!

Ajax13
Camisas a 90 Euros
Ajax14
Infinidade de produtos
Ajax15
Valeu, Ajax!!

Visita à Abadia “La Trappe”- Holanda

Você é maior de 18 anos? Conteúdo sobre bebida alcoólica*.

Quando planejamos nossa última “Road Trip” pela Europa, com destaque para Holanda, Bélgica e Luxemburgo, seria um verdadeiro sacrilégio não incluir no roteiro visitas a abadias e degustações cervejeiras direto da fonte, afinal de contas, tanto a Holanda quanto a Bélgica são conhecidas como referências no assunto.

Após quatro dias muito proveitosos em Amsterdam/Holanda, iniciamos a “Road Trip” até o famoso mosteiro “La Trappe“, cerca de 130 Km ao Sul da Holanda, praticamente na fronteira com a Bélgica. Nossa primeira dica: Aproveite, durante o trajeto, para se esbaldar com as belas paisagens holandesas, além das excepcionais rodovias!

DCIM107GOPROGOPR8221.
Estamos procurando até agora o primeiro buraco na estrada!

Só para relembrar: A La Trappe foi fundada no longínquo ano de 1884, e é a única fora da Bélgica a fabricar as cervejas tipo “Trapistas”, que é um tipo de cerveja produzida sob a supervisão de monges da “Ordem Trapista”. Outro fato interessante: dos 171 mosteiros trapistas existentes no mundo, apenas onze são autorizados a marcar suas cervejas com o selo de autenticidade trapista, garantindo a origem monástica de sua produção. Conclusão: tivemos a oportunidade única de visitar um dos “11 paraísos do mundo!”

O mosteiro está localizado numa zona rural bem típica e muito bonita na Holanda. A arquitetura e os jardins do mosteiro são outro diferencial e é muito comum as pessoas chegarem até a Abadia de bicicleta. Inclusive é possível alugar uma bike para conhecer as lindas paisagens nas imediações, com rotas de 32km a 76km. Para saber mais, clique aqui.

IMG_2943

Trappe01
Chegamos ao paraíso!!

Fomos muito bem recebidos logo na chegada, e devidamente encaminhados para o início das atividades do dia, dividida em 4 partes: palestra sobre as cervejas fabricadas na abadia, degustações de alguns tipos de brejas trapistas, tour pelas instalações, onde tivemos a oportunidade de conhecer todo processo de fabricação, além, é claro, de mais degustações no restaurante da Abadia e visita obrigatória à “La Trappe Store” para adquirir as excepcionais cervejas trapistas por preços módicos.

A “La Trappe” oferece 03 tipos de “tours”:

  • Tour de 1 hora e 30 minutos ao preço de 12 Euros Por pessoa: com direito a filme sobre a vida do mosteiro e sobre a história da cervejaria, além de visita guiada pelas dependências da abadia e degustação de uma breja à sua escolha
  • Tour de 2 horas e 30 minutos ao preço de 19 Euros por pessoa, que foi a nossa escolha: com direito aos mesmos ítens do passeio anterior, no entanto com um “plus”: a degustação de mais 4 cervejas La Trappe à sua escolha.
  • Tour de 2 horas e 30 minutos ao preço de 29,50 Euros por pessoa: nesse tour, além de todos os ítens do tour anterior, dá direito ao visitante à degustação de 4 petiscos tradicionais.

Para maiores informações sobre as visitas, bem como agendamento, clique aqui.

Trappe02
Guia de Visitas La Trappe
DCIM107GOPROG6428274.
Alunos aplicados!

Logo no início do “tour”, você é apresentado às maravilhosas cervejas fabricadas na Abadia, e o guia já o coloca numa enorme sinuca de bico: escolher duas dentre as 8 opções disponíveis para o início das degustações. Tarefa ingrata!

Trappe03
Momento da decisão!
IMG_2877
Prontos para a degustação!

Decidimos pela “La Trappe Blond” (6,5%), uma breja refrescante, com espuma persistente, paladar frutado, condimentado e leve amargor, além da versão “Dubbel” (7%), de cor vermelho rubi, aromática, refrescante, com notas levemente adocicadas e toques de frutas escuras e malte. Excelentes escolhas!

Trappe04
Saúde!

Após o “momento degustação”, e sedentos por novas experiências cervejeiras, fomos apresentados a um vídeo muito bacana sobre a história da abadia, que conta a história de monges trapistas franceses que encontraram refúgio em Berkel-Enschot, na província de Brabant/Holanda. O vídeo ainda mostra as belas fazendas de Koningshoeven (que significa “fazendas do rei” em holandês), onde no longínquo dia 05 de março de 1881, a primeira Santa Missa foi celebrada no local, que foi temporariamente transformado num mosteiro. Essa é a data oficial de criação da abadia.

Para conhecer toda história da abadia, clique aqui.

Trappe05
Uma verdadeira aula de história cervejeira!

Acompanhados de um guia muito bacana, alegre e carismático, iniciamos o tour pelas instalações da Abadia, que dura cerca de 35 minutos, onde tivemos a oportunidade de conhecer passo a passo todo o processo de fabricação da “La Trappe”. A zoação do guia quando compara as cervejas “La Trappe” com a cerveja mais vendida e famosa da Holanda (Heineken), é um espetáculo a parte! (Nota do Blog: Sem comparação!!)

IMG_2886
Tour pela Abadia
IMG_2879
Parada para fotos!
Trappe07
Hora de conhecer a Abadia!

IMG_2908

IMG_2922
Um monge de carne e osso!!

Ao final do excelente tour, você tem a opção de permanecer mais um tempo e conhecer o ótimo restaurante da Abadia. Como tínhamos como meta conhecer pelo menos mais 2 Abadias na Bélgica, decidimos por uma passagem rápida na “La Trappe Store” para as compras do dia a preços pelo menos 30% menores que aqueles praticados no Brasil. Para os amantes das cervejas especiais, é coisa de louco! A vontade é levar a loja inteira!

la trappe 2

Sorte do dia: encontrar um legítimo MONGE no interior da La Trappe Store!

Trappe08
Sorte do dia!!
Trappe09
Momento indecisão!
Trappe10
Lembranças La Trappe!

Com o sentimento de “Missão Cumprida”, seguimos para a cidade de Antuérpia/Bélgica, nosso segundo destino dessa Road Trip. Mas isso fica para uma outra história!

Trappe11
Rumo a Antuérpia/Bélgica

————————————————————————-

La Trappe – Trappist

Endereço: Eindhovenseweg 3 – Berkel-Enschot / Holanda

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h (sugestão: reserve com antecedência o tour neste link).

Fora deste horário e em finais de semana, ligue para o telefone +31 (0) 13 572 26 50

E-mail: [email protected]

Translate »