Locações de Outlander em Glasgow, na Escócia

Confira neste post as locações de Outlander, seriado da Starz, em Glasgow e se apaixone por esta cidade charmosa e moderna que deve ser incluída em seu roteiro pela Escócia.

Quando visitamos a Escócia, em janeiro de 2017, eu ainda não tinha assistido Outlander. Inclusive, uma seguidora que estava acompanhando nossa viagem perguntou se iríamos em algum dos lugares das locações de Outlander na Escócia, e que eles estavam, inclusive, gravando uma temporada lá e naquele momento em que visitávamos o país.

Como disse, eu não tinha assistido ao seriado ainda, que atualmente encontra-se na terceira temporada, com estréia da quarta temporada para novembro deste ano (2018). E além disso, nosso roteiro estava super completo. Se eu tentasse acrescentar qualquer coisa fora do que já tínhamos planejado, nosso roteiro principal ficaria prejudicado. Então, infelizmente não foi daquela vez.

Atualização: veja as locações de todos os cenários de Outlander na Escócia clicando aqui.

Depois disso, comecei a assistir por duas vezes Outlander, e conseguia chegar, no máximo, aos 20 minutos do primeiro episódio. Sabe aquele tipo de filme/seriado que você não gosta de primeira? Bem, não bateu com o estilo de filmes que gosto, e não conseguia finalizar nem o primeiro episódio da primeira temporada. Na verdade, eu nem sabia do que se tratava o seriado, apenas que tinha muitas cenas gravadas na Escócia.

Foi então, em junho deste ano, que comecei a sentir vontade de retornar à Escócia e, para matar a saudade, lembrei de “Outlander!” Foi assim, que venci os 20 primeiros minutos do primeiro episódio e fiquei completamente apaixonada. Vi copiosamente as três temporadas já lançadas (no Netflix, ainda está na segunda temporada, mas para assinantes da Fox Premium, é possível assistir as três temporadas pelo aplicativo da Fox). Na verdade, eu tenho até vergonha de contar para vocês quantas vezes já assisti a estas três temporadas de Outlander, sem falar que conto os dias ansiosamente para o lançamento da quarta temporada.

Cartaz estreia de Outlander, em 09 de agosto de 2014, pela Starz (Foto Divulgação)

Outlander é um seriado britânico-americano do canal Starz, baseado nos livros de Diana Gabaldon, que conta a história de uma viajante do tempo interpretada por Caitriona Balfe (Claire), e também pelos protagonistas – o galã – Sam Heughan (como James Fraser, ou apenas Jaime) e Tobias Menzies (Frank e Jack Black Randall).

A sinopse, basicamente, é de que a inglesa Claire, que foi enfermeira durante a Segunda Guerra Mundial, viajou com seu marido Frank Randall em uma segunda lua-de-mel pela Escócia, depois de alguns anos separados pela guerra. Só que, levada a uma espécie de “portal” durante uma magia realizada no Samhaim – Dia das Bruxas Gaélico, uma lenda/história do folclore das Terras Altas da Escócia, Claire volta ao ano de 1743 (ou seja, 200 anos antes) durante os levantes jacobitas, um marco histórico para o país. E foi então que Claire conhece um jovem guerreiro escocês, James Fraser (Jaime), e o antepassado de seu esposo Frank, o temido capitão inglês Jonathan Randall (ou apenas Black Jack Randall).

Se você conseguiu chegar nesta parte, ainda no primeiro episódio da primeira temporada, você ficará extremamente curioso e decidido a assistir todos os episódios disponíveis (e o mais breve possível).

Outlander é uma série apaixonante que mostra belíssimas paisagens da Escócia, inclusive, algumas delas, mesmo sendo retratadas como sendo em outros lugares (Paris e Estados Unidos), também foram gravadas na Escócia. E além disso, Outlander retrata os costumes dos Highlanders, a história da Escócia, o uso do Kilt e do Tartan, Whisky, casamentos escoceses e a língua gaélica.

Depois de ficar completamente viciada e apaixonada por Outlander, observei que alguns dos lugares que visitamos durante nossa viagem à Escócia, em janeiro de 2017, coincidentemente foram locações do seriado, motivo pelo qual, compartilho neste primeiro momento as locações de Outlander em Glasgow, localizada a uma hora de trem de Edimburgo, que foi a cidade que mais visitamos locações do seriado na Escócia.

Se você não assistiu às três primeiras temporadas de Outlander, a partir de agora, contém um pouco de

SPOILER!

Se você é como eu e ama música escocesa, fiz uma playlist de músicas escocesas (além de músicas Celta) no Spotify. Para ouvir ou seguir a playlist de música escocesa, clique AQUI

Locações de Outlander em Glasgow

Antes de tudo, gostaria de dizer que Glasgow vale muito a pena visitar, independente do fato de ter sido (ainda é e poderá continuar sendo) um dos grandes lugares de locações de Outlander. Glasgow é uma cidade apaixonante, vibrante e moderna – tudo isso em contraste com a história medieval local, que se deu por volta do ano de 1119. Apesar de nem todos os turistas incluírem-na em seu roteiro pela Escócia, a cidade merece entrar para sua wishlist, e ao longo deste post você vai entender o porquê.

Antes de tudo, existem alguns rumores de que Sam Heughan (autor escocês que interpreta Jaime em Outlander) vive em Glasgow. Ele sempre está postando em suas redes sociais atividades que participa em Glasgow. Alguns tabloides e sites de fofoca internacional, também já falaram sobre isso. Em 2016, ele chegou a dar uma entrevista onde alega morar em Glasgow quando está gravando (mas mesmo quando ele não está gravando, ele costuma ficar por lá! Então…). Entretanto, não consegui confirmar esta informação nos dias atuais, apesar de – no momento exato de publicação deste port – ele estar lá agora (primeira quinzena de agosto de 2018).

Pedido de casamento de Claire e Frank (Historic George Square/Glasgow City Chambers), na Primeira Temporada: 

Desde o primeiro instante que passamos por estes “pórticos”, eu já tinha me apaixonado por Glasgow! E é na primeira temporada, no episódio sete, “The Wedding”, apesar do foco ser o casamento entre Jaime e Claire, que passa uma cena do primeiro casamento de Claire, onde Frank a pede em casamento. A breve cena demonstra a empolgação de um casal apaixonado.

A cena do pedido de casamento de Frank a Claire, em Outlander se passou em Glasgow City Chambers – um quarteirão de prédios municipais da cidade (utilizado como City of Westminster – Register Office), mais especificamente na John Street, ao lado da George Square, em Glasgow.

Veja a foto da cena abaixo:

Cena do pedido de casamento de Frank a Claire, de Outlander (Foto de Outlander do Canal Starz)

O cenário de Outlander está um pouco modificado para retratar a cidade naquela época (entre 1930 a 1940). Mas o importante é que o lugar é muito conservado e um dos mais belos que visitamos em Glasgow:

John Street, locação de Outlander em Glasgow (pedido de casamento de Frank a Claire)

Esta locação, que retrata este momento romântico da vida de Claire e Frank, fica próximo da George Square, a principal praça cívica e de suma importância histórica em Glasgow, e não tão longe do famoso Merchant Square, uma zona revitalizada cheia de restaurantes e bares. Em ambos dá para circular a pé!

John Street, locação de Outlander em Glasgow (pedido de casamento de Frank a Claire)

Abaixo, o mapa com a locação exata de John St., locação de Outlander em Glasgow:

O local é gratuito, já que se trata de uma rua pública na região central de Glasgow.

L’Hospital des Anges (Glasgow Cathedral), na segunda temporada:

Já na segunda temporada, depois que o casal Claire e Jaime fogem da Escócia para morar durante um tempo em Paris, momento em que tentam impedir o levante jacobita e consequentemente a Batalha de Culloden, tão sangrenta na Escócia e que acabou com a cultura Highlander 🙁 eles continuam realizando as gravações na Escócia, mais precisamente em Glasgow.

Atualização: veja as locações de todos os cenários de Outlander na Escócia clicando aqui.

Durante este período em que Jaime estava tão ocupado tentando mudar a história de seu país, Claire se sentiu sem ocupação ou sem algo que a motivasse diariamente. E assim, Claire oferece para trabalhar voluntariamente com os doentes no L’Hospital des Anges, onde as cenas foram gravadas na cripta da Catedral de Glasgow.

Veja um pouco das cenas abaixo:

A Catedral de Glasgow foi construída em estilo gótico e uma das poucas igrejas medievais a sobreviver depois da Reforma Escocesa, que foi parte da Reforma Protestante na Europa, no ano de 1560.

Glasgow Cathedral: um belíssimo exemplar de igreja medieval que sobreviveu depois da reforma escocesa

Visitando seu exterior, aprecie sua belíssima arquitetura interna e não deixe de admirar os vitrais, em que cada um é mais impressionante que o outro.

Abaixo, a belíssima cripta da Catedral de Glasgow, que serviu de locação para a segunda temporada de Outlander em Glasgow. A partir do terceiro episódio, da segunda temporada, já é possível assistir as cenas que se passaram na Catedral de Glasgow, representando o L’Hospital des Anges, em Paris.

Cripta da Catedral de Glasgow, que foi utilizada como locação de Outlander na Escócia

Para chegar o horário de visitação da Glasgow Cathedral, acesse AQUI. A visitação é gratuita, mas aprecia as doações dos visitantes.

Se você visitou a Glasgow Cathedral, aproveite para visitar a Glasgow Necropolis (não foi locação de Outlander em Glasgow) que está localizada ao lado da catedral. É estranho dizer que um cemitério é uma atração turística, e confesso que sempre fico um pouco incomodada quando na cidade existe um cemitério “turístico”. No começo estava até resistente para visitá-lo. Mas ele realmente merece uma visita (com todo o respeito, claro), até por quê, é de lá que se tem um belíssima visita da cidade e da Catedral de Glasgow do alto de uma colina.

Glasgow Necropolis situada ao lado da Glasgow Cathedral

As fotos abaixo foram tiradas do cemitério com vista para a cidade e a Catedral:

Abaixo, uma foto do interior do cemitério (Glasgow Necropolis) que foi uma das únicas que tirei por lá.

Glasgow Necropolis

A visita ao cemitério de Glasgow, ou Glasgow Necropolis, é gratuita. E você também pode agendar um dos tours que estão disponíveis e são descritos neste site.

E abaixo, voltando ao tema das locações de Outlander na Escócia, segue o mapa com a localização da Catedral de Glasgow:

Universidade de Glasgow (Faculdade de Havard), terceira temporada:

Outro ponto utilizado para locação de Outlander em Glasgow foi a Universidade de Glasgow, figurando como a Universidade de Harvard (Harvard University), localizada perto de Boston nos Estados Unidos, que inclusive já visitamos em agosto de 2010.

Harvard, em Outlander, era o local onde Frank lecionava depois que o casal mudou para Boston, nos Estados Unidos. Para representá-la, Outlander utilizou a Universidade de Glasgow (University of Glasgow), que foi estabelecida em 1451, é a quarta universidade de língua inglesa mais antiga do mundo e uma das mais importantes universidades da Grã-Bretanha. Se a sua história não fosse tão importante, sua arquitetura em estilo gótico já seria o bastante para valer a visita.

Atualização: veja as locações de todos os cenários de Outlander na Escócia clicando aqui.

Abaixo, uma das cenas gravadas na Universidade de Glasgow, como Harvard, onde Brianna mostra e apresenta para Roger Harvard, que também era o local onde ainda estudava antes de Claire voltar pelas pedras para reencontrar Jaime:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Não tínhamos muita certeza de como seria a visitação à Universidade de Glasgow. Então, só percorremos o pátio da entrada principal. Era fim do dia e o clima escocês instável se fazia presente.

Obs.: a entrada na Universidade de Glasgow é gratuita.

Locação de Outlander em Glasgow: Universidade de Glasgow
Locação de Outlander em Glasgow: Universidade de Glasgow (esta parte facilmente dá para ser identificada das cenas acima)

Tenho certeza de que você ficará um bom tempo admirando o entorno da Universidade de Glasgow.

Universidade de Glasgow

A foto abaixo foi tirada quando estávamos no caminho para a Universidade de Glasgow. Olhem como a cidade é belíssima!

A caminho da Universidade de Glasgow, na Escócia

Abaixo, a localização da Universidade de Glasgow:

Perto da Universidade de Glasgow, você também não pode deixar de visitar o Kelvingrove Art Gallery & Museum de Glasgow, que abriga uma das grandes coleções europeias de arte cívicas. Inclusive, o Kelvingrove Park também foi utilizado como locações de Outlander para representar os jardins e parques de Boston, que Claire frequentemente caminhava, durante a terceira temporada.

Acima, compartilhei as locações de Outlander em Glasgow, durante a primeira, segunda e terceira temporadas. Mas durante as gravações da quarta temporada, e já viciada na série, acompanhei algumas fotos em redes sociais, grupos de fãs e mídia de algumas locações de Outlander para a quarta temporada, que também foram em Glasgow.

Uma das locações de Outlander para a quarta temporada, que fica bem perto do Merchant Square, foi a St. Andrews Square, que infelizmente não visitei! Quem sabe em uma próxima visita à cidade? Mas a gente só vai ficar sabendo o que se passou lá, depois da estréia da temporada. Por enquanto, ficam somente suposições.

Outro ponto que também foi citado como locação de Outlander para a quarta temporada, foi o Calderglen Country Park, que fica um pouco mais afastado da região central e dos pontos que compartilhei acima. Também não se sabe o motivo da locação. Mas logo que for divulgado, atualizo aqui.

Roteiro Outlander em Glasgow:

Abaixo, compartilho um mapa com a localização das locações de Outlander em Glasgow, utilizadas na primeira, segunda e terceira temporadas.

O Visit Scotland também compartilhou um mapa com todas as locações de Outlander na Escócia (da primeira à terceira temporada), para ajudar qualquer fã da série, inclusive espero em breve visitar e compartilhar todas as dicas aqui no Blog.. Para baixar o mapa das locações de Outlander na Escócia, clique AQUI.

Atualização: veja as locações de todos os cenários de Outlander na Escócia clicando aqui.

Enquanto isso, você pode ver como foi nosso passeio nas Highlands e Lago Ness, na Escócia. Pode também se inspirar em nosso roteiro de trem durante um mês pela Grã-Bretanha.

Se gostou do post, compartilhe com os apaixonados tanto pela Escócia quanto pela série Outlander!

Warner Bros. Studio Tour, em Hollywood

 

Visitar os estúdios da Warner Bros. em Hollywood é algo que não pode ficar de fora da sua visita à cidade!

 

Hoje é dia de compartilhar uma das experiências mais bacanas e sensacionais aos viajantes e turistas que pretendem visitar Los Angeles, principalmente se for cinéfilo de plantão, como eu, que é a visita aos estúdios da Warner Bros. (“Warner Bros. Studio Tour”). Mas já respondemos: sim, não é barato! Mas sim, vale cada centavo! E sim, se tiver sorte (ou muita sorte), você pode se deparar com estrelas de Hollywood nos estúdios.

Como chegar no Warner Bros. Studio Tour

Chegar ao “Warner Bros. Studio Tour” é muito fácil, pois fica localizado a apenas 3,5 Km do “Griffith Park” e 7 Km da famosa “Walk of Fame” (Calçada da Fama). Tempo de carro: menos de 15 minutos.

Caso prefira utilizar o transporte público, pegue o ônibus 222 (Sunland) na própria “Walk of Fame”, desça 20 paradas após (25 minutos) em Hollywood Way/Riverside e caminhe cerca de 5 minutos.

Existem outras opções de transporte público a partir de outros pontos da cidade. Para mapa detalhado dos trajetos, clique AQUI.

Pronto: você está diante do fantástico mundo do cinema – Warner Bros. Studio Tour Hollywood (3400 W. Riverside Drive, Burbank)

Como comprar os ingressos para o Warner Bros. Studio Tour

Antes de comprar os ingressos, algumas informações importantes sugeridas pelo próprio Studio:

  • O tour ocorre sete dias por semana, o ano todo (exceto no Natal), sempre no horário de 8:30 hs da manhã às 16:00 hs, sendo que no verão, o estúdio coloca à disposição horários ampliados;
  • Excursões de luxo (Deluxe Tour) partem de segunda a sexta-feira, sempre às 10:00 da manhã;
  • O Warner Bros. Studio Tour Hollywood possui amplo estacionamento, ao preço de U$ 12,00 (preço único), sendo proibida a permanência de “traillers” e caminhões;
  • No início do tour, é obrigatória a apresentação de documento de identidade aos maiores de 18 anos (Carteira de Motorista, Identidade, Passaporte). Não adianta, sem identificação, você não fará o tour! Sem choro! E antes da entrada no “Tour Center”, você será inclusive submetido ao detector de metais;
  • Proibida a entrada de menores de 8 anos. Entre 8 a 17 anos, somente é permitida a entrada acompanhados de um adulto.
  • Chegue com pelo menos 15 minutos de antecedência ao estúdio. É recomendado o uso de calçados e roupas confortáveis, pois no passeio estão incluídas pequenas caminhadas, lembrando inclusive que é importante a avaliação do uso de um boné, pois algumas partes da visita ocorrem ao ar livre.
  • A estrutura conta com um Starbucks, aberto de 7:30hs às 17:00hs e uma cafeteria (Studio Plaza Café), aberto de segunda a sexta no horário de 07:30hs às 15:00hs e que oferece café da manhã e almoço.
  • Pode tirar fotos à vontade durante o passeio, no entanto é expressamente proibida a filmagem dos sets e de todo interior do estúdio
  • Para grupos de 25 pessoas no “Studio Tour” e 13 pessoas no “Deluxe Tour” a Warner oferece preços promocionais. O estúdio disponibiliza tours em inglês e espanhol.

Depois de todas essas importantes informações, vamos ao que interessa: Comprar os ingressos!!

A maneira mais fácil, rápida e conveniente de comprar os ingressos é no próprio site do tour, clicando no link “Buy Tickets” localizado no canto superior direito da tela AQUI

Outra dica valiosa: Compre seus ingressos com antecedência. É mais barato, e você não corre o risco de não encontrar tickets disponíveis no local, pois são vendidos por ordem de chegada. Trata-se de um programa muito procurado, e a chance de ingressos esgotados aumenta muito a partir de 7 dias de antecedência.

São 3 tipos de passeio disponíveis, para agradar a todos os tipos de fãs e bolsos:

  • STUDIO TOUR, ao preço de U$ 62 para adultos e U$ 52 para crianças nas compras online e U$ 65 para adultos e U$ 55 para crianças para compras no local. Para detalhes do passeio, clique AQUI
  • DELUXE TOUR, bem mais incrementado e com 6 horas de duração, ao preço único de $ 295. Para detalhes do passeio, clique AQUI.
  • HORROR MADE HERE, ao preço de U$ 69, específico para o Halloween. Para detalhes, clique AQUI.

Como é o Tour nos estúdios da Warner Bros.:

Adquirimos tickets para o antigo “Vip Tour”, que hoje é similar ao “Studio Tour” e agendamos o inesquecível passeio para um sábado ensolarado e frio pela manhã. As primeiras impressões foram as melhores: você é recebido pelas estátuas do Pernalonga e do Patolino, tudo é muito organizado, limpo, pontual e atendimento cortês e de primeira, típico do americano, conhecido mundialmente como rei do entretenimento.

Os passeios, com duração de cerca de 2 horas e 15 minutos, são programados de acordo com a rotina dos estúdios, ou seja, o roteiro para a visita aos sets de filmagens é definido no dia a dia, sendo único e raramente igual ao anterior.

Para visualizar os estúdios e locais de visita, clique AQUI.

Tudo tem início com um pequeno filme de cerca de 10 minutos repassado num auditório logo na entrada dos estúdios, contando a história do estúdio, os clássicos, os atores e atrizes que fizeram história, as cenas marcantes, numa verdadeira viagem no tempo e no espaço desta maravilha chamada “sétima arte!”

Logo após, fomos apresentados à nossa guia, muito simpática, atenciosa e com inglês pausado e fácil de entender. O deslocamento é feito por aqueles famosos “carrinhos de golfe”, e pelos próximos 40 minutos, fomos apresentados às cidades cenográficas de diversos clássicos do cinema, onde a guia relata com detalhes impressionantes as adaptações feitas aos cenários e cenas marcantes da história do cinema filmadas ali.

Uma verdadeira aula de cinema!

A segunda parte nos remete aos “Stages”, ou sets fechados, onde é possível conhecer os locais onde foram filmados clássicos do cinema como Blade Runner (meu “cult movie” preferido”) e Conan, o Bárbaro, ou séries famosas como “The Big Bang Theory“, “The Mentalist” e “Two and a Half Men“.

Warner Bros. Studio Tour Hollywood

O tour continua por galpões onde estão estacionados alguns dos carros mais famosos do cinema, como o Batmóvel do filme Batman de 1989, ou a moto do Batman mais recente do Nolan, onde ainda o furgão do Scooby Doo e tantos outros, para deleite dos fãs.

Warner Bros. Studio Tour Hollywood

Claro, não poderia faltar a roupa do Batman e os carros utilizados na franquia “Harry Potter”.

Warner Bros. Studio Tour Hollywood

Agora parada obrigatória no “Stage 48“, onde temos uma réplica perfeita do “Central Perk“, do famoso seriado “Friends”. Aproveite a oportunidade para “tomar” uma xícara de café no mesmo lugar em que Mônica, Chandler, Rachel, Phoebe, Joey e Ross fizeram história!

Warner Bros. Studio Tour Hollywood

Na última parte do passeio, visita imperdível aos figurinos de séries como “Smalville” e filmes como “Anabelle” e “Harry Potter”.

Warner Bros. Studio Tour Hollywood

Para apreciar sem moderação!

Warner Bros. Studio Tour Hollywood

Após cerca de 2 horas inesquecíveis, vale uma visita à loja de souvenirs do Estúdio, onde é possível adquirir tudo quanto é tipo de lembrança desse passeio para guardar na memória para todo o sempre. Claro, aproveitei para adquirir uma camisa do Super-Homem e uma taça de cerveja da série “True Blood”.

Warner Bros. Studio Tour Hollywood

Como assistir às gravações em Hollywood:

E uma dica final, que é a grande cereja do blog, mas que infelizmente não conseguimos fazer! Mas claro que vamos compartilhar com vocês! Sabia que tem como assistir a gravações de alguns filmes e seriados, ou até de participar de programas (aqueles de plateia) em Hollywood? Acesse este site e veja todas as gravações de seriado que serão realizadas no período de sua viagem, compre o ticket com antecedência, e então, é só aproveitar esta chance ímpar!

————————————————————————-

Warner Bros. Studio Tour – Hollywood

3400 W. Riverside Drive, Burbank, CA 91522, EUA

 

 

Locações de Game of Thrones e a Calçada dos Gigantes, na Irlanda do Norte

Já pensou em conhecer as locações de Game of Thrones na Irlanda do Norte? Fizemos o Game of Thrones Tour e conhecemos a Calçada dos gigantes, lugares incríveis que compartilhamos aqui.

 

A Irlanda do Norte foi um dos países que mais nos surpreendeu no quesito beleza, tanto que algumas locações incríveis de Game of Thrones, série do HBO que somos fãs, e que ficamos encantados quando assistimos, tiveram a Irlanda do Norte como pano de fundo, apesar das cenas de estúdio terem sido gravadas no Titanic Studios, em Belfast.

Mas infelizmente tínhamos pouco tempo na Irlanda do Norte, gostaríamos muito de visitar algumas das locações do Game of Thrones e de conhecer pelo menos três pontos muito famosos do país, que são: Carrick-a-Rede Rope Bridge (uma ponte de cordas em um lugar de beleza indescritível), Giant´s Causeway (a Calçada dos Gigantes), e a Dark Hedges (uma estrada dramática, bucólica, que com certeza vai te impressionar!).

Mas nós não estávamos de carro, não tínhamos muito tempo, o que ficaria inviável conhecer todos estes lugares em pouco tempo! Até que descobrimos o Game of Thrones and Giant Causeway Tour que passa por todos estes pontos, por várias locações do Game of Thrones e pela Calçada dos Gigantes. Na verdade, apesar do Tour ter o nome do seriado, ele foi uma pequena apresentação da Irlanda do Norte. E acredite: você nem precisa ser amante de cinema para fazer este passeio! Altamente recomendado!

O Game of Thrones and Giant Causeway Tour foi uma cortesia do Visit Britain Shop para o Viagens e Vivências, que nos deu todo o suporte durante este viagem pelo Reino Unido. Veja nosso roteiro AQUI.

Como é o Tour?

Você pode comprar online pelo site do Visit Britain Shop, quando receberá um voucher que deverá ser apresentado ao guia do tour no dia agendado. O Tour parte às 9h em frente ao City Hall Belfast, no 9 Donegall Square (em frente ao escritório do Visit Belfast). Eles pendem para chegar com 15 minutos de antecedência, e em um micro ônibus (ou van) confortável você percorre, ao longo de aproximadamente 8 horas, todos os pontos do tour.

O tour é realizado em inglês, e o guia conta várias curiosidades do seriado Game of Thrones. E em cada lugar você tem tempo para descer, tirar fotos. Já alguns lugares que não estão inclusos no tour, o guia conta curiosidades e mostra o lugar do próprio micro ônibus.

A parada para almoço (não incluso no valor do tour) foi na Calçada dos Gigantes. Antes do Visitor Centre, tem um restaurante com excelente custo benefício, onde você pode tanto ter uma refeição quanto um lanche mais reforçado. É na Calçada dos Gigantes, também, que ficamos mais tempo em todo o tour, ou seja, foi a maior parada do nosso tour.

O valor do tour incluiu o transfer de Belfast em van (micro ônibus) que passa em todos os pontos descritos, retorno à cidade no fim do dia, bem como um guia em inglês.

Abaixo, mapa de todos os pontos que visitamos durante o tour:

Atenção: Contém spoilers***

Pontos de Parada do Tour 

  • Causeway Coastal Route

A Causeway Coastal Route é uma das mais famosas rotas costeiras do mundo. Ela começa em Belfast e vai até Londonderry, ao longo de 190 km, passando por praias, penhascos brancos, aldeias de pescadores, dentre outras paisagens incríveis! Para fazer todo o percurso da rota, conforme mapa abaixo, seria necessário mais de um dia. Mas durante este tour, passamos só por uma parte desta rota, mais especificamente de Belfast (linha vermelha abaixo) até a linha azul.

Fonte: Discover Northern Ireland
  • Glenarm

Não descemos neste local, a guia nos mostrou a primeira locação de Game Of Thrones na Irlanda do Norte apenas mostrou do interior do ônibus. Trata-se de um planalto chamado “The Valley of The Army”, ou “O Vale do Exército”, que foi o local onde Ned Stark decapitou o desertor Nights Watch em uma das primeiras cenas do episódio 01 da primeira temporada, de Game of Thrones.

Veja a cena do vídeo AQUI.

  • The Cushendun Caves

Este foi o primeiro ponto de parada específico de uma locação de Game Of Thrones na Irlanda do Norte, mais especificamente, na temporada 2, episódio 4, quando Melisandre dá à luz ao bebê sombra em uma caverna. As cavernas de Cushndun foram criadas há mais de 400 milhões de anos, em condições extremas.

Cushendun Caves, cenário de Game of Thrones na Irlanda do Norte

Veja a cena que foi gravada na caverna no vídeo abaixo (não recomendada para menores de 18 anos):

A impressão era de que as cavernas fossem menores. Mas na verdade, elas são bem grandes e altas. E não é só do lado externo, o lado interno também.

Como dá para ver na foto abaixo, em todos os pontos de locação de Game Of Thrones na Irlanda do Norte existe uma placa indicativa e informativa da cena.

Cushendun Caves, cenário de Game of Thrones na Irlanda do Norte
  • The Carrick-a-rede Rope Bridge

Este é um dos pontos mais belos do tour, e o segundo ponto de parada mais longo do dia. O micro ônibus estaciona na porta de entrada do local, que está a uns 25 minutos de caminhada (1,6km) até a ponte de corda. E o trajeto é belíssimo! Trata-se de penhascos brancos que vão margeando o Oceano Atlântico, em uma paisagem de cair o queixo:

Penhascos Brancos da Irlanda do Norte próximo a Carrick-a-Rede

Se você estiver com o grupo deste tour, a guia providenciará o ticket de travessia da ponte (que custa 5,90 Libras, não está incluso no valor do tour), mas se estiver fazendo por conta própria, deverá comprar o ticket logo que estacionar na bilheteria do local. Para ir até a ponte é gratuito, mas se você quiser cruzá-la, deverá pagar o ticket.

Penhascos Brancos da Irlanda do Norte próximo a Carrick-a-Rede

Todo o caminho até a ponte de cordas é de fácil acesso, somente quando está quase chegando que existem algumas escadas. Aproveitamos para fazer mil fotos durante este trajeto espetacular!

A Carrick-a-Rede é uma ponte de cordas suspensas que foi construída, pela primeira vez, há mais de 350 anos por pescadores de salmão, com o objetivo de facilitar que os mesmos alcançassem a ilha sem ser através de barco. Entretanto, com a poluição dos mares e rios, e consequente diminuição do salmão, o último peixe foi pescado no local em 2002, quando a ponte deixou de ser utilizada para este fim, e se tornou um dos pontos turísticos mais visitados na Irlanda do Norte.

E é esta ponte, de 20 metros de extensão, com mais ou menos 30 metros de altura, que liga o continente a uma pequena ilha chamada “Carrick-a-Rede”, dá um medo que vocês nem imaginam!

Carrick-a-Rede Rope Bridge, na Irlanda do Norte

Apesar de pagarmos os ingressos para cruzar a ponte, devido aos fortes ventos, ela estava fechada e não conseguimos atravessá-la (havia pouquíssimos minutos que, por segurança, eles a fecharam para a travessia) 🙁

Ao cruzar a ponte, você pode realizar outra trilha demarcada com paisagens incríveis!

Carrick-a-Rede Rope Bridge, na Irlanda do Norte

Como a ponte estava fechada, no retorno à bilheteria, tivemos a devolução do nosso dinheiro. Mas gostaríamos muito de ter atravessado a ponte, sentir toda a emoção e ver como é do outro lado! Por este motivo, vamos ter que voltar na Irlanda do Norte! 😉

Veja mais detalhes sobre a Carrick-a-Rede Rope Bridge, que está sob os cuidados da National Trust, AQUI.

  • Larrybane

Ao lado do estacionamento da Carrick-a-Rede Rope Bridge, fica outra locação de Game Of Thrones na Irlanda do Norte. Mas infelizmente não conseguimos visitá-lo, por que ficamos “maravilhados” com o lado oposto, que era a ponte de cordas, e nosso tempo de visita ao local esgotou-se.

Na cena abaixo, que foi apresentada no terceiro episódio da segunda temporada de Game of Thrones, dá para ver nitidamente as falésias brancas, inclusive a Carrick-a-Rede Rope Bridge ao fundo, quando Catelyn Stark foi conhecer um dos novos reis, Renly. Foi neste local que Renly montou um acampamento. Veja o vídeo da cena AQUI.

  • Ballintoy Harbour

Não muito longe dali, está outra locação de Game Of Thrones na Irlanda do Norte, o Porto de Ballintoy. Este foi o cenário em que Theon, filho de Stark, retornou às Ilhas de Ferro (Iron Islands), e onde viu pela primeira vez sua irmã Yara, durante o episódio do 2 da segunda temporada.

Ballintoy Harbour, cenário da segunda temporada de Game of Thrones

Ballintoy é um vila na costa do Condado de Antrim e possui um porto de pesca muito pequeno, que foi o local das gravações de Game of Thrones e ponto da nossa parada no Tour.

Ballintoy Harbour, local de gravações de Game of Thrones na Irlanda do Norte
  • Giant´s Causeway (Calçada dos Gigantes):

Dos lugares mais incríveis e curiosos que já visitamos! A Calçada dos Gigantes foram formadas há mais de 60 milhões de anos!!! A atividade vulcânica nessa área fez a rocha derretida subir através de fendas no calcário, com temperatura média de mais de 1000 °C, e quando esta rocha derretida entrou em contato com o ar, ela se resfriou e se solidificou. São formações vulcânicas de aproximadamente 400 mil colunas prismáticas de balsato, no formato hexagonal, que parecem realmente formar uma calçada de gigantes! É a coisa mais intrigante que se possa imaginar… quando você caminha por ali e vê tudo aquilo encaixado tão perfeitamente, não consegue acreditar que é uma maravilha construída pela própria natureza.

Em 186, foi declarada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, e em 1987, como Reserva Natural.

E foi na Calçada dos Gigantes nosso ponto de parada mais longo do tour, inclusive tivemos tempo para almoçar. O ideal, sugiro, é ir primeiro na Calçada dos Gigantes, e almoçar no retorno.

Mas como chegar até lá? O ônibus parou próximo ao Visitor Centre e de lá seguimos a pé para conhecer a região. Entretanto, o lugar é conhecido como um dos que mais ventam na Irlanda do Norte. Então o ideal é ir com um casaco corta vento e se preparar para uma caminhada sob fortes ventos! Mas você também pode ir de ônibus até o local, pagando um valor irrisório por isso (vamos confirmar o valor e colocar aqui).

Abaixo, dá para ver a perfeição destas formações que mais parecem uma colmeia!

Calçada dos Gigantes, na Irlanda do Norte

Mas por quê este nome “Calçada dos Gigantes”? Conta a lenda irlandesa que um gigante chamado Finn MacCool queria duelar com o gigante Benandonner, que estava do outro lado do mar, na Escócia. Mas como ele era um gigante, não tinha nenhum barco ou embarcação capaz de levá-lo para o outro lado do mar. Então, Finn decidiu utilizar as grandes colunas da costa da Irlanda e fazer uma calçada pelo mar para chegar até o gigante Benandonner. Mas quando ele chegou lá, viu que, na verdade, o gigante Benandonner era muito maior que ele. E assim, voltou correndo para casa e contou à sua mulher para lhe esconder como se fosse o bebê do casal. O gigante Benandonner vendo a calçada construída decidiu ir até a Irlanda e chegando lá perguntou aonde poderia encontrar Finn. Quando a esposa mostrou o “bebê” do casal (que na verdade era o Finn), e disse que Finn não estava, o gigante da Escócia ficou apavorado com o tamanho daquele bebê. Pois se o bebê era daquele tamanho, imaginem o pai? Então, Benandonner voltou correndo pela calçada e foi destruindo o caminho para que o gigante Finn nunca mais fosse lhe procurar. Por este motivo, quando olhamos para a “calçada dos gigantes” vimos uma pequena parte ainda sobre o mar…

Calçada dos Gigantes, Irlanda do Norte

Veja todos os detalhes sobre a Calçada dos Gigantes AQUI.

  • Dunluce Castle: perto dali, fica a casa de Greyjoy, as ruínas de Dunluce Caste, outra locação de Game Of Thrones na Irlanda do Norte:
Tour Game of Thrones, na Irlanda do Norte
Dunluce Castle, a casa de Greyjoy de Games of Thrones
  • Dark Hedges

Foi um dos pontos que a gente mais esperava deste passeio! Na verdade, esta estrada há muito tempo nos chama atenção, desde que começou a circular fotos nas redes sociais de uma estrada bucólica cheia de árvores, com um ar sombrio, um ar de suspense… e Dark Hedges foi outra locação de Game Of Thrones na Irlanda do Norte, no primeiro episódio da segunda temporada, quando Arya Stark escapou de King’s Landing disfarçada de menino.

Dark Hedges, na Irlanda do Norte

Esta estrada é um dos pontos mais fotografados da Irlanda do Norte, cheia de árvores de faia plantada pela família de Stuart no século XVIII, com o objetivo de impressionar os visitantes que se aproximavam de Gracehill House. E então, vocês acham que impressionou?

Abaixo, a partir do segundo 25 do vídeo, a cena de Game of Thrones na Dark Hedges:

Depois da Dark Hedges, voltamos para Belfast (chegamos por volta das 18h na cidade).

O tour vale muito a pena! Tanto pela questão da comodidade de não precisar dirigir pelas estradas da Irlanda do Norte, quanto pelas curiosidades e informações sobre os lugares que o guia repassa.

Para adquirir o tour, saber o valor atualizado e demais informações, veja diretamente no site do Visit Britain Shop e receba o voucher em seu e-mail.

Veja as dicas do Visit Britain sobre as locações de Game of Thrones no Reino Unido, clicando AQUI.

**************

Nossa viagem ao Reino Unido teve o apoio do Visit Britain.

 

Translate »