Falamos no post anterior sobre 4 lugares para degustar Vinho do Porto, tanto em Porto, quanto em Vila Nova de Gaia, que é o local onde ficam as Caves! Você pode escolher vários tipos de tour de degustação, desde o mais simples ao mais sofisticado. Todos os nossos tours eram diferentes e especiais, pois estávamos em uma press trip, com o próprio Instituto de Vinhos do Douro e Porto – IVDP. Mas o do Sandeman foi super especial, pois depois de conhecer a Adega, tivemos um delicioso jantar com o próprio Mr. George Sandeman, em uma sala especial da House of the Sandeman!
A House of the Sandeman está localizada em Vila Nova de Gaia, em um casarão do ano 1811, com frente para o Rio do Douro e próximo à Ponte D. Luis I.
Fomos recebidos pelo próprio Mr. George Sandeman, e logo começamos um tour pelo Museu Sandeman, que remete até 1790, em Londres, quando o escocês George Sandeman decidiu comercializar Vinhos do Porto. O museu não é muito grande, mas em compensação, possui muitas pinturas, fotografias, cerâmicas, garrafas antigas e outros objetos memoráveis para a história do Vinho do Porto e da própria empresa.
Enquanto conhecíamos e apreciávamos as peças e história do Museu, nos serviram um delicioso Coquetel com Vinho do Porto, chamado Founders on the Rocks, a base de Vinho do Porto Ruby Reserva, Gelo, Laranja em rodela e hortelã. Super refrescante e delicioso!!!!!
Passamos pelos tonéis onde repousam o Vinho do Porto da casa, onde tivemos o prazer de degustar um Tawny de 1950, servido pelo Mr. George!!!! Maravilhoso Vinho do Porto!
Tawny 1950
E no final do nosso tour, fomos para uma sala reservada da House of the Sandeman, onde teríamos nosso jantar!
Uma mesa bem grande, móveis clássicos, uma belíssima porcelana e esta vista para o Porto:
Começamos com outro Coquetel (Cocktail Sandeman Royal) com Whisky Chivas 12 anos e Vinho do Porto Tawny 20 anos, mais raspas de limão, com vários tira-gostos. Momento super descontraído, onde o Mr. George Sandeman nos contou algumas histórias, mais curiosidades sobre a empresa… tudo perfeito para a nossa noite!
Cardápios sobre a mesa! Partimos para os deliciosos os três pratos que foram servidos!
Entrada: Vieras Gratinadas (Scallops au gratin), harmonizados com um Vinho Branco (Casa Ferreirinha Vinha Grande White 2014);
Prato Principal: Polvo “à lagareiro” (Octopus “à lagareiro”), harmonizado com um Vinho Tinto (Casa Ferreirinha Quinta da Leda Red 2011);
E por fim, como sobremesa, Peras Pouched ao Vinho do Porto Sandeman e queijo Roquefort (Pear poached in Sandeman Port and Roquefort), harmonizada com um Sandeman Porto Tawny 10 anos. Já tínhamos degustado este tipo de pera, mas com o Roquerfot ficou perfeito! Ainda mais com este Tawny! 🙂
Scallops au gratinScallops au gratin
Octopus “à lagareiro”
Gostaríamos de agradecer ao carinho do Mr. George Sandeman, a querida Inês Vaz e demais equipe da Sandeman, onde tivemos esta noite super agradável! Se tiverem oportunidade, vale muito a pena fazer um tour especial. Veja sobre os tours disponíveis aqui.
—————————————————————–
Sandeman
Largo Miguel Bombarda, 3 – Vila Nova de Gaia, Portugal
No começo dos posts sobre nossa press trip ao #Douro15, explicamos que os Vinhos do Porto são produzidos na região demarcada do Douro e armazenados em Caves na cidade de Vila Nova de Gaia, que fica do outro lado do Rio Douro, a partir de Porto. Ir em Porto e não visitar uma cave ou participar de uma degustação de Vinhos do Porto, é como ir a Roma e não ver o Papa.
Visitamos quatro lugares em Porto e Vila Nova de Gaia, que oferecem degustações de Vinho do Porto, e todos valem muito a pena! Impossível escolher qual deles é melhor! Mas vamos contar um pouco de cada uma destas visitas, e você escolhe um deles para conhecer.
O grupo Sogevinus produz e comercializa Vinhos do Porto de cinco marcas, sendo que degustamos 4 destas marcas: Kopke, Burmester, Cálem e Barros.
Kopke: surgiu de uma família alemã de mesmo nome. De 1670 a 1680, foi uma das marcas líderes de Vinho. Em 1895, passou a ser dirigida por outro família em Londres, que com a II Guerra Mundial, e consequentes crises, vendeu para o então Manuel Barros, no ano de 1953. Barros, já acostumado com Vinhos do Porto, manteve os negócios até 2006, quando, finalmente, vendeu a empresa para o grupo Sogevinus.
Burmester: em 1730, Henry Burmester e John Nash fundaram a Brumester & Nash, em Londres, que era dedicada ao comércio de cereais. Só em 1750, em Vila Nova de Gaia, que decidiram e iniciaram a exportação de Vinho do Porto para a Europa e Ilhas Britânicas. Por volta de 2000, o Grupo Sogevinus adquiriu a marca e continuou garantindo a tradição da marca, satisfazendo aos seus mais exigentes clientes.
Cálem: fundada em 1859 por Antônio Alves Cálem, que, aproveitou o regime de liberdade comercial na área vinícola do Douro, e demonstrou intenções comerciais com o Brasil. Somente em 1998, foi adquirida pelo Grupo Sogevinus que segue com o objetivo da empresa de abrir novos horizontes.
Barros: fundada em 1913, com o único objetivo de comercializar exclusivamente Vinhos do Porto. Sendo em 2006, adquirida pela Grupo Sogevinus.
A degustação, ou melhor, o passeio, começou nas Caves de Cálem, onde pudemos ler um pouco da história da empresa. Só depois, nos dirigimos até um salão privado para as degustações dos vinhos.
Só a vista já era de encher os olhos de alegria! A sala onde realizamos as provas era privilegiada: com vista para o Porto! Ainda mais no final do dia, quase no pôr-do-sol. Era belíssimo e renderam várias fotos! 🙂
Quem conduziu nossa degustação, foi a querida Tânia Branco, que de forma clara e simples, apresentou cada um de seus vinhos, suas peculiaridades e especialidades.
Como podem ver da foto abaixo, foram 10 vinhos degustados, dentre eles um Kopke, Colheita 1941. Observem a cor dos vinhos, que quanto mais envelhecido, mais claro, e uma verdadeira pérola!
Sogevinus Fine Wines
Avenida Diogo Leite, 344-4400-111, Vila Nova de Gaia – e-mail: comercial@sogevinus.com
2 – Sandeman:
Na mesma noite teríamos um jantar com o próprio Mr. George Sandeman, em uma das Caves mais emblemáticas da região, a Sandeman, precedido de uma visita ao museu com a história da Marca (que mesmo pequeno, tem grandes histórias), às caves, com degustação de Vinhos do Porto direto dos tonéis e servido pelo próprio Sr. George Sandeman, um londrino nascido em 1953, e um verdadeiro gentleman!
Sandeman foi criada em 1790, quando o, também, George Sandeman, um jovem escocês, decidiu comercializar Vinhos do Porto e de Jerez. E assim, a marca se tornou uma das produtoras mais procuradas na região.
Na foto abaixo, enquanto apresentava o Museu da Casa, Mr. George nos conta um pouco da história de Sandeman, enquanto um delicioso Drink com Vinho do Porto é servido.
E a impressionante Cave de Sandeman, onde repousam seus deliciosos Vinhos do Porto (em tempo, este era apenas um de seus corredores!!!! Existiam vários outros, com a mesma quantidade de tonéis):
O momento mais que esperado: degustar os Vinhos da Casa!
Sandeman oferece quatro tipos de tour:
Classic Tour (6 Euros): uma equipe leva os visitantes para conhecer a adega, explicando um pouco sobre o Vinho do Porto e seu processo de envelhecimento. Depois do tour, podem ser apreciados dois tipos de Vinho do Porto, um Ruby e um Tawny.
1790 Tour (16 Euros): os visitantes terão um tour mais aprofundado sobre o Vinho do Porto. Ao final, em um espaço especial para este tour, cinco vinhos serão degustados.
Old Tawny Tour (35 Euros): é o mais completo dos tours oferecidos, com uma explicação ainda mais detalhada, e oportunidade de degustar Tawnies de 10, 20, 30 e 40 Anos.
Outros Tours (sujeito a consulta): foi o nosso tour, que é adequado conforme a necessidade, vontade e disponibilidade de cada um.
A vista da janela do salão especial onde nosso jantar foi servido
O grandioso jantar que tivemos nesta Cave ficará para o próximo post! Hoje, é só para falar sobre os melhores lugares para degustar Vinho do Porto.
Para maiores informações sobre o tour, acesse aqui, ou encaminhe um e-mail para sandemen.visitors@sandeman.com ou pelo telefone +351 -223-470 533/34/35.
3 – Graham’s
Um outro excelente local para se degustar Vinho do Porto é na Graham’s, que possui uma história desde 1820. Um negócio familiar independente conhecida por produzir os melhores vinhos do Porto. Todo o processo desde a plantação até no momento de engarrafar o vinho é pessoalmente supervisionado, o que é um grande diferencial!
Tradição, conhecimento e experiência são repassados de geração em geração, mas a busca pela inovação continua ano após ano.
Um Graham’s do ano do meu nascimento 1982
Fizemos um breve tour na adega, onde observamos seus quase 2.000 tubos em cascos de carvalho, quase 40 tonéis, além das diversas garrafas para envelhecimento do Vinho do Porto Vintage!!!! E para garantir uma temperatura ideal e constante, paredes de quase meio metro de granito! 🙂
Tudo por uma adega desta em casa! 🙂
Além dos excelentes vinhos e organização das visitas à adega, um elogio à parte para a vista que se tem para o Porto e Vila Nova de Gaia. Enquanto o visitante degusta um vinho, pode ter esta bela vista das duas cidades vizinhas!
A Graham’s realiza diversos tipos de provas que podem ser agendadas por aqui:
Na Sala de Provas Principal: Prova Clássica (8 Euros); Prova Premium Port (12 Euros); Prova Premium Port (12 Euros).
Provas Privadas na Sala Vintage: Prova Graham’s (20 Euros); Prova Super Premium Tawny (30 Euros); Super Premium Porto Vintagem (30 Euros); e a Visita Privada (75 Euros).
Mas se não quer realizar as provas, pode degustar uma taça de Vinho do Porto, a partir de 2.5 Euros.
Ou então, ter um delicioso almoço com os vinhos da casa e a belíssima vista que falei anteriormente!
————————————————————————————–
Graham’s Port
R. de Rei Ramiro 514, 4400 Vila Nova de Gaia, Portugal
Por fim, nossa última indicação para degustar diversos tipos de Vinhos do Porto é no próprio Instituto de Vinhos do Douro e Porto, localizado no Porto, bem pertinho da Ribeira.
O IVDP é o órgão que fiscaliza os vinhos produzidos na região demarcada do Douro. É um órgão muito sério, e que desenvolve um trabalho maravilhoso para garantir a qualidade dos vinhos.
Inclusive, se for conhecer a região do Vinho do Porto, ou antes de realizar qualquer visita a alguma Cave, o ideal é visitar o IVDP e conhecer a história do Vinho do Porto e diversas informações sobre a região. Fizemos uma visita guiada ao Instituto pelos modernos laboratórios de análise, que também pode ser realizada por outros visitantes, que foi importantíssimo para entendermos toda a “burocracia” para garantir e fiscalizar os Vinhos do Porto.
Inclusive, o IVDP também organiza o My Port Wine Day que é um evento com degustações e provas de vinhos. Vale a pena acompanhar a agenda deles e saber quando acontecerá o evento (mande e-mail para lojaporto@ivdp.pt). Mas se não quiser degustar vinhos, pode comprar uma garrafa e levar para degustar depois! O Instituto conta com várias marcas de excelentes vinhos!
—————————————————————————————
Instituto de Vinhos do Douro e Porto – IVDP
Rua de Ferreira Borges, 27, Porto, Portugal
Já viram os outros posts sobre a press trip #Douro15? Acesse os links abaixo:
A Quinta do Noval é uma das vinícolas mais antigas do Vale do Douro, em Portugal, uma vez referenciada pela primeira vez em 1715. Foi adquirida em 1894 por Antônio José da Silva, que cuidou para seu desenvolvimento nas décadas seguintes, sendo adquirida, posteriormente, pelo atual proprietário Axa Millésimes. Outro ponto interessante e também inovador, é que, em 1997, sobre a Quinta do Noval foi pioneira a centralizar todas suas atividades na região do Vale do Douro, e não apenas em Vila Nova de Gaia.
Nas suas vinhas e lagares foi produzido o Quinta do Noval Nacional 1963, eleito um dos 12 melhores vinhos do século XX pela publicação americana Wine Spectator.
Fizemos um tour super agradável por suas dependências, inclusive, o caminho para as vinhas, lembra uma daquelas cidadezinhas europeias encantadoras! Com becos, casinhas e escadas!
O bacana de fazer este tipo de tour, especialmente em Portugal, é porque os portugueses são muito gentis e carismáticos! Então, a visita é como se fosse uma visita em sua própria casa! O tempo todo que estivemos na Quinta do Noval, imaginávamos quando seria oferecido um café, que acabara de ser passado! Mas a verdade é que não fora servido café, mas sim especiais Vinhos do Porto para prova.
Em um todos pontos da visita, quando fomos conhecer as vinhas e degustar as mais especiais uvas ainda no parreira, tivemos esta bela vista da paisagem formada pela Rio Douro.
Durante a visita, tivemos a oportunidade única de experimentar as uvas mais especiais (e caras) da casa, como na foto abaixo:
Ana Carvalho explicava cuidadosamente sobre a plantação das uvas, cuidado e colheita, que fazem da Quinta do Noval uma vinícola diferenciada em Douro.
Paulo Russell também dava uma aula privada e especial sobre vinhos do porto para o Fábio!
Conhecemos um pouco do local onde é, de fato, produzido o vinho. E observamos o cuidado em todo o processo, até mesmo atendendo a questões de superstições!
Nos Lagares abaixo, as uvas aguardavam o início do processo de fermentação.
E depois de conhecer toda a especialidade do processo de produção de vinhos na Quinta do Noval, passamos para a prova dos vinhos da casa.
Cedro do Noval (2012): possui o nome de uma árvore plantada no terraço da Quinta do Noval. Este vinho é produzido a base de tradicionais uvas portuguesas, com uma proporção da Uva Syrah.
Quinta do Noval Douro DOC (2010), Touriga Nacional: esta uva, Touriga Nacional, é um pérola e uma das mais nobres do Vale do Douro. Vinho intenso e conseguimos imaginar o quão perfeito deve ser com uma carne assada! Perfeito!
Depois, passamos à degustação dos Vinhos do Porto. Importante mencionar que os Vinhos do Porto são vinhos fortificados, e de alto teor alcoólico. Alguns podem pensar que por ser do Porto ele será doce e “fraco”. Engana-se! Quanto mais velho, mais estas características se acentuam. Então, dá para ver dos vinhos que degustamos abaixo que, quanto mais velho, maior seu teor alcoólico, podendo chegar até a 22%.
Porto LBV-Late Bottled Vintage – 2009 (19,5%): envelhece quatro anos ou cinco em toneis, em vez de dois anos como o Vinho do Porto Vintage. Além de envelhecer muito bem em garrafa! Ou seja, quanto mais velho, melhor é este vinho. 🙂
Porto Tawny 10 anos (19,5%): O Noval Tawny 10 anos é uma mistura de Vinhos do Porto Velhos de diferentes colheitas, que envelheceram sempre em casco de carvalho, com idade média de 10 anos.
Porto Tawny 20 anos (20,5%): mesmo procedimento do Tawny 10 anos. Entretanto, este vinho possui idade média de 20 anos, com o teor alcoólico acima de 20%!
Porto Tawny (Colheita 2000) 20,5%: Diferente do Tawny 10, 20 e 40 anos, os vinhos de Colheita possuem a personalidade do ano em que foi produzido. Cada Colheita é distinta ainda que sempre marcada pelo «terroir» da Noval. São vinhos do Portos raríssimos — entre os melhores da região do Douro
Porto Tawny (Colheita 1995) 21,5%: e como grand finale, provamos um Porto Tawny Colheita 1995. Raríssimo e especial!
Agradecemos, uma vez mais, ao carinho da equipe Quinta do Noval, especialmente a querida Ana, que nos acompanhou durante o tour, e, claro, ao querido IVDP, que nos proporcionou uma viagem tão incrível à Portugal.
Você também pode agendar uma visita à Quinta do Noval. Envie um e-mail para visit@quintadonoval.pt ou pelo telefone +351933770281