Chez Françoise reúne estrelas da gastronomia da França no dia 14/11/2015

Chez Françoise reúne estrelas da gastronomia da França

Três chefs franceses e um brasileiro fazem homenagem ao Les Pantagruels, evento de alta gastronomia, que há cinco anos ocorre em Búzios, balneário do Rio de Janeiro

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Les Pantagruels 2014

 

Desde 2010, o Hotel Le Relais La Borie e o Restaurante Chez Françoise, em Búzios, realizam o evento Les Pantagruels, promovendo um delicioso e prazeroso intercâmbio gastronômico entre chefs franceses premiados pelo Guia Michelin e brasileiros. E para homenagear o sucesso das edições anteriores, o Chez Françoise vai reunir no dia 14 de novembro, das 14 às 21h30, três chefs franceses em um único dia. Eles vão oferecer um cardápio composto de quatro pratos preparados com o toque especial de cada chef.

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Os franceses Frederic Monnier, David Mansaud e Phillippe Brye e Paulo Cezar Cordeiro, residente do restaurante Chez Françoise, vão promover uma alquimia de sabores. Quatros receitas compõem o menu, que vai dispor de uma entrada, prato principal, pré-sobremesa e sobremesa.

Especialista em sobremesas, o chef pâtissier Philippe Brye terá o chocolate como carro-chefe, mas fazendo um mix bem sofisticado. “Vou harmonizar o chocolate com capim-limão e gengibre. E também escolhi o maracujá porque traz uma acidez que faz um contraponto com os ingredientes mais doces”, comentou Brye, que reserva outras surpresas para a data.

Idealizado pelo empresário Paul Lindemann, o evento se apoia em dois pilares: o do raro convívio com chefs estrelados e o de pratos exclusivos.

“Os chefs que vão participar deste evento ajudaram a escrever ao longo destes cinco anos um rico capítulo da história da gastronomia francesa no Brasil. A ideia do evento deste ano é celebrar, lembrando o sucesso das edições anteriores com um menu desenvolvido a dez mãos”, explica Paul.

Responsável pela entrada, que será uma cavaquinha com ingredientes como maçã, aipo, castanha-de-caju e açafrão, o chef Frederic Monnier, lembra do clima e da importância dos festivais do Les Pantagruels.

“O Les Pantagruels é único! Só tinha visto eventos similares, com tantos chefs estrelados, na França. No Brasil, foi a primeira e única vez que participei de um evento como esse. Adoro o conceito de desenvolver menu por todos na hora. A forma não convencional de se relacionar com os chefs mudou minha carreira. Foi um divisor de águas”, comenta Monnier, que já participou de todas as edições do festival.

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Les Pantagruels 2014

Cardápio / Menu

Entrada –  Cavaquinha em waldorf e crocante de yusu

Frederic Monnier adapta a cozinha francesa ao paladar brasileiro. Cavaquinha com ingredientes como maçã, aipo, castanha-de-caju e açafrão

 

Prato principal – Tornedo de namorado em robe de nori, legumes verdes croquantes e fina mariniere ao limão confitado.

David Mansaud investe em cozinha com produtos da “terra-mar” e sustentáveis.

 

Pré-sobremesa – Um sopa de morango com maracujá e açafrão

Sobremesa – Passion Carioca e sorvete de fava tonka (cumaru)

Philippe Brye prepara uma pré-sobremesa e uma sobremesa. A sobremesa com base francesa, porém com sabores brasileiros. A pré-sobremesa será algo frutado com um pouco de acidez para limpar a boca. A fruta traz frescor e o maracujá a acidez que vai dar vontade de comer a sobremesa principal, que será um chocolate harmonizado com o capim-limão e gengibre.  O sorvete de Cumaru, considerada a baunilha brasileira, completa a surpreendente sobremesa.

 

Sobre os chefs participantes:

David Mansaud (França) – Assumiu, em 2008, a cozinha do Hotel Astor Saint-Honoré, localizado na rua mais charmosa de Paris, a Rue Du Faubourg Saint-Honoré. Após sua participação na primeira edição do Les Pantagruels, em 2010, se estabeleceu no Brasil e, atualmente, é o chef executivo do curso de gastronomia na Universidade Estácio. Influenciado por Alain Ducasse e Yannick Alléno, David faz uma gastronomia baseada na intuição e na natureza. Ele já carimbou sua passagem pelas cinco edições do evento do Chez Françoise, de 2010 a 2014.

Frederic Monnier (França) – Desde 2001 no Brasil, Frédéric Monnier já trabalhou na equipe do restaurante Garcia & Rodrigues, liderado pelo chef Christopher Lidy. Depois de alguns anos, decidiu abrir seu próprio estabelecimento – La Brasserie do Rosário, no centro do Rio de Janeiro. O desafio de Monnier agora é aliar a alta gastronomia ao ritmo frenético do centro econômico desta região.  

Philippe Brye (França) – Formado pela Câmara de Comércio e Indústria de Paris, o chef é residente no Brasil há mais de três décadas. Neste tempo, Philippe foi chef executivo da confeitaria do hotel Meridien e comandou a Traiteurs de France, ambos em Copacabana. Atualmente, é o chef pâtissier do Sofitel e presidente do evento Coupe Du Monde de pâtisserie. Já foi eleito, por duas ocasiões, o melhor confeiteiro do Rio, pela revista Gula. Philippe Brye participou da edição do Les Pantagruel no ano de 2014.

Paulo Cezar Cordeiro (Brasil) – Chef residente do restaurante-sede do evento, Paulo Cezar Cordeiro ganhou expertise com os intercâmbios da culinária francesa. O chef faz um mix de sabores marcantes com a gastronomia dos dois países.

História do Les Pantagruels – Sobre o nome do evento, Pantagruel, de acordo com a mitologia francesa, significa filho de Gargantua, um comilão, criado pelo escritor François Rabelais, no século XVI. Ele ficou conhecido pelas suas refeições “pantagruélicas”, onde se comia bem e ao lado dos amigos em um ambiente descontraído. E foi nessa atmosfera que foi criada Les Pantagruels, em Búzios, sinônimo de prazer e simplicidade à mesa. Os três garfos do logotipo correspondem à descoberta, à amizade e à união quando se janta ou almoça juntos pratos inovadores em lugares especiais. Como se não bastasse, a tradição francesa entrou para a prestigiosa lista de Patrimônio Imaterial da Humanidade.

As cinco edições do Les Pantagruels foram compostas por time de estrelas formado por Marc Meurin, Patrick Gauthier, Nicolas Frion, Julien Montbabut, Emmanuel Ruz e Didier Anies somados aos premiados Olivier Briand, David Mansaud, Regis Ferey, Jean Chauvel, Will Francois, Frederic Monnier e Roland Villard, além dos brasileiros Ivo Faria e o residente do restaurante Chez Francoise Paulo Cordeiro. 

Leia nossa matéria durante o evento Les Pantagruels 2014 aqui.

Serviço:

Restaurante Chez Francoise (Hotel Le Relais La Borie)

Rua Gerbert Périssé, 554, Geribá, Armação de Búzios, RJ

Telefone: (22) 2620-8504

Valor R$ 250 por pessoa (bebidas não incluídas) – Vagas limitadas – reserva necessária com antecedência.

E-mail: laborie@laboriebuzios.com

Site: www.laborie.com.br

Outback Steakhouse e Experimento lançam promoção que levará clientes para intercâmbio na Austrália

Duas pessoas serão sorteadas para ganhar um mês de viagem com direito a acompanhante!!!

O Outback Steakhouse, em parceria com a Experimento Intercâmbio Cultural, vai sortear duas viagens de intercâmbio para Austrália. Para isso, a rede lançou um prato promocional inédito, chamado Combo Experimento, que dá direito aos clientes a participarem da promoção. Os sorteados ganharão uma viagem com direito a um acompanhante e que terá um mês de duração, sendo três semanas de curso e uma semana de roteiro turístico.

Para participar da promoção, basta pedir pelo Combo Experimento (R$ 59,90)  – que inclui duas Junior Ribs + dois acompanhamentos – em um dos 71 restaurantes Outback no Brasil e receber os cartões raspáveis com código promocional para ser inserido no hotsitewww.outback.com.br/australia. Cada cliente que consumir o combo receberá um cartão raspável.

A promoção acontecerá de 16 de agosto a 16 de setembro e o Combo Experimento estará disponível no menu de domingo a quarta-feira, após as 17 horas. O vencedor da promoção será sorteado no dia 19 de setembro.

De acordo com Emília Vianna, gerente comercial da Experimento, a Austrália desperta bastante interesse dos viajantes porque tem, ao mesmo tempo, aspectos muito parecidos e outros muito diferentes do Brasil. “O clima também é bem variado, sua população tem influência de várias etnias e eles são muito receptivos com estrangeiros, assim como os brasileiros. Também contam com uma fauna bastante exuberante e diferente da nossa com coalas, cangurus e ornitorrincos e seu regime político é uma monarquia constitucional”, explica Emília.

A Austrália é a inspiração para os restaurantes da marca em todo o mundo.  A ideia de criar uma steakhouse com temática australiana nasceu nos Estados Unidos, em 1988, para tirar os americanos da rotina, já que a terra dos cangurus era o sonho de consumo das famílias por ser um país com belas paisagens, povo descontraído e alta qualidade de vida. Outback, que deu nome à rede de restaurantes, é o deserto australiano localizado na região central, com paisagem árida, vermelha e deslumbrante.

18 curiosidades sobre a inspiração australiana nos restaurantes Outback: 

Outback – Significa a parte árida da Austrália, o interior desértico que ocupa cerca de 2/3 do território australiano.

Waratah – É a flor australiana que inspirou o formato da famosa cebola dourada Bloomin’ Onion®, um dos ícones da rede. Geralmente tem cores avermelhadas e cerca de 10 cm de diâmetro. Floresce na Austrália nos meses de setembro e novembro. Bloomin’ significa florescer.

Ribs on The Barbie – o  nome da saborosa costela suína ao molho Barbecue. Barbie é uma gíria australiana para barbecue, que significa churrasco em português. O termo também denomina grelha e é faz parte de outro item do menu, o Chicken on the Barbie.

Aussie Chesse Fries® Aussie é uma gíria muito famosa na Austrália, usada para designar “australiano” e, em sua forma mais curta, OZ. Perfeito para chamar a tradicional batata frita da rede, coberta com uma combinação de queijo e bacon picados.

Kookaburra Wings® Kookaburra é um pássaro grande tipicamente australiano e famoso símbolo da Austrália, que deu nome às Kookaburra Wings®, sobreasas de frango empanadas com uma mistura de temperos especiais.

Jackaroo – Gíria usada pelos australianos para chamar os fazendeiros que criam ovelhas. O nome inspirou o prato Jackaroo Ribs and Steak, combinação da costela suína com filé mignon coberto com manteiga com toque de limão.

Alice Springs Chicken® Alice Springs é uma cidade no meio do deserto australiano, perto da famosa rocha Uluru. Originou o prato Alice Springs Chicken®, peito de frango grelhado coberto com bacon, champignon e queijos gratinados, temperado com o molho Honey Mustard.

Victoria’s Filet® Victoria é nome de um estado australiano dado em homenagem à rainha Victoria da Inglaterra, pois a Austrália foi colonizada pelos ingleses. No menu deu origem ao steak Victoria’s Filet®, filet mignon preparado ao estilo Outback.

Toowoomba Pasta – Toowoomba é o nome de uma cidade na Austrália, no estado de Queensland, apelidada de “cidade dos jardins”, pois recebeu os primeiros botânicos ingleses que chegaram de uma viagem ao Brasil coletando mudas e plantas nativas dos dois países. A cidade dos jardins deu origem ao prato de massa Toowoomba Pasta, mistura de camarões e champignons temperados, servida com fettuccine refogado com molho Alfredo.

The Mad Max- Em alusão ao famoso filme Mad Max, gravado na Austrália, o hambúrguer temperado The Mad Max é apresentado no melhor estilo faroeste.

Drover – É um pastor a cavalo, que cuida das ovelhas nas fazendas da Austrália. Inspirou um dos favoritos Outback, o Ribs and Chicken Platter – Drovers, combinação de meia costeleta de porco e peito de frango grelhados. 

Queensland Chicken & Shrimp – Queensland é um estado australiano, conhecido como terra das bananas devido ao clima tropical. Deu nome ao Queensland Chicken & Shrimp, prato com tiras de peito de frango e camarões temperados e grelhados, misturados a uma porção de fettuccine ao molho Alfredo.

Billabong – É uma fonte de água no meio do deserto australiano. Inspirou o Billabong Hour, famoso happy hour da rede em que as bebidas alcoólicas têm 50% de desconto.

Billy Ribs – Billy é uma forma curta de dizer Billabong. A Billy Ribs servida no Outback contém cinco costelas de porco regadas com o delicioso molho Billabong.

Wallaby Darned® Wallaby é um marsupial, pequeno canguru, que inspirou o drink especial Wallaby Darned®, combinação frozen de espumante, pêssego, vodka e Outback® “Secret Mixers”.

Gold Coast Rita – Rita não é simplesmente um nome de mulher na Austrália. Rita é a abreviação do drink Margarita, outra opção frozen no menu de drinks especiais. O Gold Coast Rita é uma margarita frozen feita à base de limão, triple sec e tequila.

Chocolate Thunder From Down Under® – Down Under (lá embaixo em português) é a forma de chamar a Austrália, por estar bem abaixo da linha do Equador. A expressão faz parte do nome da imperdível sobremesa que leva brownie com sorvete de creme, coberto com calda de chocolate, chantilly e raspas de chocolate.

Sheilas e Blokes – Expressões presentes nas portas dos banheiros. Sheilas é uma gíria australiana que significa mulheres ou garotas; e os Blokes são os rapazes.

Sobre o Outback Steakhouse

A rede Outback Steakhouse possui 71 restaurantes no Brasil, está presente em 35 cidades, 14 Estados brasileiros e Distrito Federal. No mundo está em 22 países entre Américas, Ásia e Oceania. O primeiro restaurante no país foi inaugurado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 1997. Com seus cortes de carne especiais e aperitivos icônicos como a Bloomin’ Onion®, o Outback caiu no gosto do brasileiro graças à qualidade, fartura e sabor marcante da culinária oferecida somados à descontração no atendimento e as instalações aconchegantes.

Sobre a Experimento Intercâmbio Cultural

Completando 50 anos de experiência no Brasil e 82 anos no mundo, a Experimento é a maior rede especializada exclusivamente em intercâmbio cultural do País. Eleita por cinco anos consecutivos a melhor agência de intercâmbio da América Latina pelo Star Awards for International Education, é a única a alcançar o posto de Super Star, título vitalício em excelência. A rede possui mais de 30 lojas no território nacional, oferecendo solução completa em educação internacional, que incluem a oportunidade de estudar ou trabalhar no exterior, em mais de 30 países. Entre os produtos oferecidos estão High School, Cursos de Idiomas, Au Pair, Programas de Férias, estágios e trabalhos remunerados no exterior, Programas Universitários e Profissionalizantes, passagens aéreas internacionais, assistência viagem e muito mais. Para mais informações: www.experimento.org.br.

Minas Gerais ganha Guia Turístico!

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Divulgação Guia Turismo de Minas - capa + páginas

Com base na classificação do Ministério do Turismo, são apresentados 22 destinos indutores do desenvolvimento turístico regional: Araxá, Belo Horizonte, Brumadinho, Caeté, Capitólio, Caxambu, Diamantina, Governador Valadares, Ipatinga, Itabira, Juiz de Fora, Maria da Fé, Monte Verde, Montes Claros, Ouro Preto, Poços de Caldas, São João del-Rei, São Lourenço, Serra do Cipó, Sete Lagoas, Tiradentes e Uberlândia.

Já no quesito roteiros especiais, a publicação aborda 20 temas: Artes, Artesanato, Aventura, Cachaças, Cachoeiras, Cafés, Cervejas Artesanais, Cidades Históricas, Circuito das Águas, Estrada Real, Furnas, Gastronomia, Grutas, Moda, Niemeyer, Parques, Religioso, Rural, Sul de Minas e Trens.

Destinado ao visitante, operadores e receptivos turísticos, agentes de viagens e profissionais do setor, o Guia Turismo de Minas reúne os mais variados roteiros de viagens, oferecendo a melhor experiência ao turista. A iniciativa é uma das ações em comemoração aos 10 anos do Jornal Turismo de Minas, principal mídia especializada do setor no estado.

De acordo com Marden Couto, diretor e editor do Guia Turismo de Minas, a publicação visa suprir a necessidade do mercado, que não possuía um guia turístico do estado: “Percebemos o interesse do público por Minas Gerais e decidimos lançar o guia, que está tendo boa receptividade através dos canais de distribuição das grandes livrarias e também pela internet para todo Brasil”.

O Guia Turismo de Minas conta com os apoios da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur), do Instituto Estrada Real (IER), da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau (BHC&VB), da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Social do Comércio (Sesc).

SERVIÇO

Guia Turismo de Minas: guia turístico de Minas Gerais com 22 destinos + 20 roteiros especiais

Formato: 13cm x 20cm
Papel: couché
Acabamento: lombada quadrada
Páginas: 108
Tiragem: 10 mil exemplares

Valor: R$ 20,00

Pontos de venda: livrarias Leitura e Fnac, principais bancas de Belo Horizonte e região metropolitana e pelo site www.turismodeminas.com.br, com frete grátis para todo Brasil.

Mais informações: (31) 3267-6175 ou [email protected]

Nós, do Blog Viagens e Vivências, recebemos um exemplar do Turismo de Minas e adoramos! Do dicionário Mineirês, constatamos que gente realmente fala muita coisa! 🙂

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